Paim elogia programa Territórios da Cidadania



O senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou, nesta quinta-feira (8), o programa Territórios da Cidadania, que abarca 135 ações de desenvolvimento regional e de garantia de direitos sociais. O foco do programa está voltado para as áreas rurais pobres, e num primeiro momento, atingirá mil municípios, embora a meta seja atender, a longo prazo, dois milhões de agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais, como as dos quilombolas.

Paim explicou que, neste ano, foram definidos 60 "territórios", escolhidos prioritariamente por apresentar as menores marcas de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e pouco dinamismo econômico. Até 2010, pretende-se que esse número chegue a 120 "territórios".

- Acho justo esse critério, que é o mesmo utilizado para a distribuição das emendas que apresento ao Orçamento - comentou.

O investimento previsto para 2008 é de R$ 11,3 bilhões, que serão repartidos em um leque amplo de ações sob a responsabilidade de 15 ministérios, justamente para que seja possível desenvolver aquelas áreas de uma maneira ampla e integrada.

- Não basta financiar a construção de um laticínio em uma região desprovida de eletricidade suficiente para fazer funcionar os equipamentos ou sem boas estradas - considerou Paim.



08/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ideli Salvatti elogia programa Territórios da Cidadania

Sibá destaca benefícios do Programa Territórios da Cidadania

Roseana comemora lançamento do Programa Territórios da Cidadania

Serys comemora resultados do programa Territórios da Cidadania

Resultados de pesquisa sobre Programa Territórios da Cidadania é divulgado

Governo define ações para Programa 'Territórios da Cidadania'