Resultados de pesquisa sobre Programa Territórios da Cidadania é divulgado



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) vai apresentar, nesta terça-feira (12), resultados da pesquisa de avaliação do Programa Territórios da Cidadania, a partir das ações implantadas nos territórios Paraná Centro, situado no Paraná, e Sertão do São Francisco, em Pernambuco.

Para isso, será promovido em Recife (PE), um seminário com a participação dos pesquisadores envolvidos, gestores do Ministério e demais parceiros da iniciativa. O objetivo é explicar a metodologia utilizada e debater questões relevantes para análise das políticas territoriais a partir dos casos estudados.

"O Territórios da Cidadania propõe um formato inovador de governança integrada e territorializada de políticas públicas, que tem como alicerce a construção de novos espaços de participação social para a gestão das políticas públicas. Sua avaliação é importante para que possamos discutir as políticas hoje existentes e adequar ações", destaca Roberto Nascimento, diretor do Núcleo de Estudos Agrários (Nead/MDA).

O seminário será precedido de um encontro interno das equipes envolvidas para discutir as bases metodológicas da pesquisa e conceitos da abordagem territorial e de participação. Serão tratados também temas como desenvolvimento territorial e cidadania e a construção dos sujeitos nas políticas públicas.

O estudo foi conduzido pelas Universidades Federais do Paraná (UFPR) e de Pernambuco (UFPE) em conjunto com o MDA – por meio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) e com apoio técnico da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) – e com parceria da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Sobre o Programa

Lançado em 2008, o Territórios da Cidadania integra participação social e ações do Governo Federal, estados e municípios. O objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico e universalizar programas básicos de cidadania, com políticas públicas adaptadas às particularidades locais.

Atualmente, com 120 territórios em todas as regiões do Brasil, o Programa passou por uma reestruturação em 2012 que modificou sua matriz de ações, buscando fortalecer a intersetorialidade e aproximá-las ainda mais das demandas apresentadas.

O seminário de avaliação do Territórios da Cidadania ocorre no Auditório do Programa de Pós-graduação em Sociologia, que fica no 12º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE, em Recife (PE).

Programação

14h – Abertura

Roberto Nascimento (Diretor do NEAD/MDA)

Alan Bojanic Helbingen (Representante da FAO)

14h30 – Apresentação dos Resultados da Pesquisa.

Coordenação: Maria de Nazareth Baudel Wanderley (UFPE)

Josefa Salete Barbosa Cavalcanti: TC Sertão do São Francisco (PE)

Paulo Niederle: TC Paraná Centro (PR)

Claude Raynaut: Proposições Metodológicas para Avaliação do Programa Territórios da Cidadania.

16h – Debate

Márcia Quadrado (Diretora de Ações Territoriais da SDT/MDA)

José Aldo dos Santos (Secretário da Agricultura e Reforma Agrária do Estado d Pernambuco)

16h50 – Debate aberto ao público.

Coordenação: Marcelo Miná (SDT/MDA)

Fonte:

Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária



12/11/2013 12:38


Artigos Relacionados


Serys comemora resultados do programa Territórios da Cidadania

Paim elogia programa Territórios da Cidadania

Sibá destaca benefícios do Programa Territórios da Cidadania

Ideli Salvatti elogia programa Territórios da Cidadania

Roseana comemora lançamento do Programa Territórios da Cidadania

Governo define ações para Programa 'Territórios da Cidadania'