Paim elogia projeto de Alvaro Dias para deficientes visuais
Em pronunciamento no Plenário, nesta segunda-feira (3), o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) pelo projeto que torna obrigatória a emissão de comprovantes bancários em braile (PLS 129/2007).
– Eu cumprimento Vossa Excelência pela grandeza do projeto. Ele vai permitir qualquer cidadão com deficiência visual a chegar no sistema eletrônico de Banco, retirar o seu comprovante e fazer as operações baseado na tecnologia que está sendo inspirada pela proposta – disse.
Paim, que é relator da matéria na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), garantiu a aprovação do texto original, na quinta-feira (6), rejeitando o substitutivo apresentado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Além das duas comissões, o texto já passou pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
O senador Alvaro Dias agradeceu a Paulo Paim pela celeridade com que o projeto está sendo encaminhado e
pelo reconhecimento da importância social da proposta. Ele lembrou como demora a aprovação dos projetos "que às vezes dormem nas gavetas do Senado e da Câmara".
– Eu fico feliz de ver um projeto de minha autoria que atende a deficientes visuais, relatado por Vossa Excelência com a competência de sempre, com a sensibilidade humana de sempre, fazendo com que o projeto seja uma realidade e possa ser aprovado – respondeu Alvaro.
Pedágio
Paim também registrou em seu pronunciamento o cancelamento do pedágio de Farroupilha BR-122, na Serra Gaúcha. Segundo o parlamentar, a atitude do governo do Rio Grande do Sul resgata o direito de ir e vir dos moradores da região e terá reflexos positivos da economia local.
No dia 29 de maio, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região revogou as liminares que asseguravam a duas concessionárias o direito de cobrança de pedágio. A concessionária Convias arrecadava, em média, R$ 52 milhões por ano, segundo informou Paim.
Com o novo modelo de cobrança administrado pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), por meio do sistema comunitário, explicou o senador, o pedágio deverá ser reduzido de 26% a 30%, reduzindo também os custos do frete para os transportes de carga.
03/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Projeto determina instalação de semáforos sonoros para deficientes visuais
CDH aprova projeto que reduz exigência para atendimento de deficientes visuais por cartórios
CCT aprova projeto para disponibilizar conteúdo de livros pela Internet a deficientes visuais
Fundo Social - Fussesp e Polícia Militar realizam projeto Cão Guia para deficientes visuais
Fundo Social - Fussesp e Polícia Militar realizam projeto conjunto para deficientes visuais
Projeto de Zambiasi beneficia deficientes visuais