Projeto determina instalação de semáforos sonoros para deficientes visuais



Projeto da senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) determina a instalação de semáforos equipados com dispositivo sonoro em travessias de pedestres localizadas nas imediações de estabelecimentos de assistência à portadores de deficiência visual e próximas a centros de ensino especial. O projeto está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Maria do Carmo disse que a medida pretende atenuar as dificuldades enfrentadas por portadores de deficiência visual nos seus deslocamentos, salientando que o Código de Trânsito Brasileiro não previu nenhum tipo de facilidade ou proteção especial nesse sentido.Na justificação, a senadora disse que o projeto, além de contribuir para a segurança dos portadores de deficiência na travessia de avenidas e ruas movimentadas, terá eficácia também sobre o comportamento dos motoristas, ao estimular "atenção redobrada, responsabilidade e disciplina" nesses locais específicos.

O projeto remete ao Conselho Nacional de Trânsito a responsabilidade de estabelecer os critérios para a instalação dos semáforos sonoros. Os critérios, ressalta a senadora na justificação da proposta, deverão indicar as condições em que uma determinada travessia exigirá a sinalização especial.

08/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim elogia projeto de Alvaro Dias para deficientes visuais

CDH aprova projeto que reduz exigência para atendimento de deficientes visuais por cartórios

CCT aprova projeto para disponibilizar conteúdo de livros pela Internet a deficientes visuais

Fundo Social - Fussesp e Polícia Militar realizam projeto Cão Guia para deficientes visuais

Fundo Social - Fussesp e Polícia Militar realizam projeto conjunto para deficientes visuais

Projeto de Zambiasi beneficia deficientes visuais