Paim lamenta chuvas no Rio Grande do Sul e agradece apoio do governo



O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou a tragédia provocada pelas chuvas desde o início do ano no Rio Grande do Sul. De acordo com ele, 81 municípios foram atingidos, o que gerou um saldo de 16 mortes, cinco mil desabrigados e muita destruição.

- Infelizmente, casas foram destruídas, pessoas faleceram, animais morreram, pontes desabaram, barreiras caíram em estradas, um gasto, com certeza, segundo cálculos preliminares, que vai ultrapassar R$ 400 milhões - disse.

O senador lembrou que tragédias naturais não são uma novidade no Rio Grande do Sul: em 2009, disse ele, o governo socorreu o estado com 740 decretos de emergência para liberação de recursos.

- Apenas nesse início de 2010, já foram 76 decretos - informou.

Paim agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que teria determinado que todas as providências fossem tomadas, à ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, que teria fornecido com urgência às autoridades do estado todo o suporte necessário, e ao ministro das Cidades, Márcio Fortes.

Ele informou que o governo editou medida provisória liberando recursos da ordem de R$ 200 milhões para reconstrução dos estados atingidos pelas chuvas dos últimos meses - além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Ainda de acordo com Paim, o governo informou que os investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio Grande do Sul darão prioridade aos municípios atingidos.



04/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim lamenta calamidade causada pelas chuvas no RS

Paim lamenta caso de racismo contra árbitro no Rio Grande do Sul

Lula agradece apoio do Congresso e destaca realizações de seu governo

Chuvas: Defesa Civil alerta para itensidade das chuvas na Grande São Paulo

César Borges lamenta chuvas em Salvador e pede colaboração do governo estadual

Governo federal dará apoio a estados atingidos por chuvas