César Borges lamenta chuvas em Salvador e pede colaboração do governo estadual



O senador César Borges (PR-BA) lamentou as intensas chuvas que causam estragos em Salvador e região metropolitana, onde já teriam sido registradas três mortes, em decorrência da queda de barreiras. O aeroporto teve nesta terça-feira (5) 14 voos cancelados e 17 atrasados. Marginais aproveitaram os engarrafamentos, registrados em toda a cidade, para realizar "arrastões".

O senador pediu que o governo do estado homologue o decreto municipal que coloca a capital baiana em estado de emergência. De acordo com César Borges, o governo do estado apresentou uma série de desculpas e exigências para não homologar o decreto, que daria ao prefeito João Henrique instrumentos mais ágeis para combater as chuvas, como a realização de obras sem licitação.

- O governo do estado precisa ter o entendimento que a parceria com prefeitos é uma imposição democrática e legítima - afirmou César Borges, para quem a população é que sai prejudicada.

O parlamentar também lamentou a dificuldade dos municípios brasileiros decorrentes da perda de arrecadação com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a eles devida.

A queda do FPM, explicou, foi causada por redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros e materiais de construção, como medida compensatória para limitar a queda na produção decorrente da crise financeira internacional. O FPM é composto por diversas receitas, na qual a arrecadação do IPI tem importante contribuição. A queda do ICMS é também decorrente da diminuição da atividade econômica.

O senador lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já alocou R$ 1 bilhão para compensar os municípios, mas a perda deles chega a R$ 6 bilhões, como informou.



05/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges pede ajuda para desabrigados de Salvador e do interior

César Borges diz que governo federal não repassa verbas e atrasa obra do metrô de Salvador

César Borges saúda os 461 anos de Salvador

César Borges cobra modernização do Porto de Salvador

César Borges defende ampliação do Porto de Salvador

César Borges diz que o 'banditismo tomou conta de Salvador'