Paim lamenta morte do cantor gaúcho Leonardo
Primeiro a usar da tribuna na sessão não deliberativa desta segunda-feira (8), o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que o Rio Grande do Sul está de luto com a morte de "um dos maiores ícones da cultura, da tradição e do regionalismo gaúcho": o cantor Leonardo, nascido Jader Moracy Teixeira, morreu na madrugada do dia anterior, aos 71 anos de idade, vítima de problemas renais. Paim pediu que seja enviado voto de pesar à família.
Paim relatou uma breve biografia do homenageado. Nascido em Bagé (RS), integrou o grupo regional Os Três Xirus e, a partir de 1974, "iniciou uma das carreiras solo de maior sucesso no sul do País".
Para o parlamentar, o grande êxito de Leonardo foi sua canção Céu, sol, sul, terra e cor, de 1978. De acordo com Paim, a canção se tornou um símbolo do Rio Grande do Sul.
O representante gaúcho no Senado afirmou que Leonardo "era uma pessoa generosa, amável, solidária e de um forte espírito de justiça, de igualdade e de liberdade". Para Paim, tratava-se de "um verdadeiro lutador social e também em defesa do meio ambiente".
- Desde domingo, ele está lá nas pradarias do céu, cantando, escrevendo e falando das belas coisas do povo gaúcho e do povo brasileiro - afirmou o parlamentar.
08/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim lamenta morte do vereador gaúcho Isaac Ainhorn
Ministra Ana de Hollanda lamenta a morte do cantor Tinoco
LEOMAR QUINTANILHA LAMENTA A MORTE DO CANTOR LEANDRO
Ministra Ana de Hollanda lamenta a morte do cantor e compositor Dicró
Cantor Leonardo participa de campanha do governo para redução de acidentes no trânsito
ACM lamenta morte de pintor gaúcho