Paim manifesta otimismo em relação ao julgamento do caso Raposa Serra do Sol
O senador Paulo Paim disse nesta quarta-feira (27) que está otimista em relação ao julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a demarcação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Ele reconheceu que o momento é de muita tensão, mas disse acreditar que o resultado deverá trazer tranqüilidade ao relacionamento entre os povos indígenas e os não-índios que também vivem na área.
- Entendo eu, pelas informações que recebi até o momento, que a decisão deverá ser fundamentada em nome da razão, dos direitos humanos e dos direitos dos povos indígenas - afirmou.
Paim lembrou que a demarcação da área de forma contínua é uma antiga reivindicação dos povos indígenas que habitam a região e disse acreditar que a decisão do STF terá reflexos nas outras demarcações e homologações de terras indígenas. O senador espera que seja feita justiça aos primeiros habitantes do Brasil. Ele ressaltou que não deseja o conflito e fez um apelo para que o poder público redobre suas ações de vigilância na área para garantir a segurança e o bem-estar de todos.
O senador também cumprimentou o advogado-geral da União, ministro José Antonio Dias Toffoli, pela "brilhante defesa" da causa dos povos indígenas, e a primeira advogada índia, Joênia, da tribo Uapixana, cuja declaração ao STF fez chorar ministros e parlamentares presentes ao julgamento.
27/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim manifesta otimismo em relação à crise
Senadores pedem ao STF agilidade no julgamento relacionado à reserva indígena de Raposa Serra do Sol
Alvaro Dias pede rapidez em julgamento relacionado à reserva indígena Raposa Serra do Sol
João Pedro manifesta apoio à demarcação da reserva Raposa Serra do Sol
José Nery manifesta apoio a indígenas da reserva Raposa Serra do Sol
Senadores querem decisão rápida do STF no caso Raposa Serra do Sol