Paim pede atenção para o setor coureiro-calçadista



 Ao registrar, nesta segunda-feira (16), a realização nesta semana, em Novo Hamburgo (RS), da 31ª Feira Internacional de Couros, Químicos, Componentes e Acessórios, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes (Fimec 2007), o senador Paulo Paim (PT-RS) pediu a atenção do governo federal para o setor coureiro-calçadista.

Segundo Paim, a crise advinda da questão cambial, da tributação excessiva e do crescimento da indústria chinesa tem levado muitas empresas do Vale do Rio dos Sinos a fecharem suas portas.

Paim disse que os calçados chineses ingressam no mercado interno sem as devidas restrições e liquidam os empregos gerados pela indústria calçadista nacional. O senador explicou que os representantes do setor não querem privilégios, mas apenas políticas que freiem a entrada dos calçados chineses, como o aumento da alíquota de importação.

Por outro lado, ele informou que o governo federal está preparando medidas fiscais para auxiliar setores atingidos pela queda do dólar, como o calçadista, e opinou que o caminho para garantir às empresas brasileiras mais condições de competir com produtos de outros países é diminuir os tributos e contribuições sobre a folha de pagamentos.

Paim também se disse contrário à utilização dos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para o pagamento de dívidas do agronegócio, proposta que vem sendo analisada pelo governo federal. Ele destacou que apóia o setor, cuja dívida é estimada em R$ 4 bilhões, mas ressaltou que os recursos do FATtêm destinação certa.

- Lembro que o dinheiro do FAT tem como objetivo garantir o seguro-desemprego, o abono salarial, o financiamento do desenvolvimento, e, o mais importante, ações para qualificação e requalificação profissional, fortalecimento das micro e pequenas empresas e a formação técnica dos trabalhadores - disse.

Paim também cobrou uma política permanente de recuperação dos benefícios dos aposentados, que lhes permita fazer frente aos elevados preços de medicamentos e às mensalidades dos planos de saúde.

Em aparte, o senador Papaléo Paes (PSDB-AP) solicitou ao Executivo que aja com mais rigor para "minimizar o sofrimento dos aposentados".



16/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Setor coureiro-calçadista inova para enfrentar concorrência internacional

Economia ouve setor coureiro calçadista

Paulo Paim relata dificuldades do setor calçadista com exportações para a Argentina

Paulo Paim pede mais atenção ao setor têxtil

Paulo Paim demonstra preocupação com setor calçadista do Rio Grande do Sul

PALMEIRA PEDE ATENÇÃO PARA O SETOR AÇUCAREIRO