Paim pede prorrogação da política de valorização do salário mínimo



O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu, nesta quinta-feira (27), a prorrogação da lei que instituiu a política nacional de valorização do salário mínimo (Lei 12.382/2011) e a extensão do benefício para aposentados e pensionistas.

De acordo com a lei, que tem validade até 2015, a base de cálculo para o salário mínimo é a inflação do período anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores. Paulo Paim defendeu a vigência da lei por mais dez anos, já que, segundo ele, o reajuste impacta positivamente a vida de 48 milhões de brasileiros, aquece o mercado interno e estimula o investimento no país.

— A valorização do salário do trabalhador proporcionou, com certeza, melhores condições de vida para a nossa gente, reduziu as desigualdades sociais e a enorme concentração de renda vigente no país. Com certeza, contribuiu muito para que a gente possa dizer que, nesse período, tiramos da miséria absoluta mais de 40 milhões de brasileiros — afirmou Paim.

O senador lembrou que sua atuação parlamentar sempre foi marcada pela defesa dos direitos dos trabalhadores e traçou um histórico das mais de duas décadas de sua luta em busca de um salário mínimo justo com foco no combate à desigualdade e na proteção social dos trabalhadores.



27/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório da OIT destaca política brasileira de valorização do salário mínimo

Inácio Arruda defende política de valorização do salário mínimo

Renan Calheiros considera inédita política de valorização do salário mínimo

Alvaro Dias: política de valorização do salário mínimo por decreto é inconstitucional

Governo mantém política de valorização do salário mínimo para 2011

Wellington Dias elogia manutenção da política de valorização do salário mínimo