Wellington Dias elogia manutenção da política de valorização do salário mínimo
O senador Wellington Dias (PT-PI) elogiou a manutenção, pela presidente Dilma Rousseff, da política de valorização do salário mínimo utilizada nos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A mensagem presidencial, enfatizou o parlamentar, estabelece a política de valorização do salário mínimo entre 2012 e 2015, mantendo a correção pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses, somada à variação do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de dois anos antes.
Em pronunciamento nesta terça-feira (15), o representante piauiense enfatizou que a manutenção da política de longo prazo para valorização do salário mínimo permite ao setor público e também ao setor privado fazer um planejamento, o que ajuda não só os pequenos municípios, que têm receitas limitadas, como também microempresários, pequenos comerciantes e até mesmo assalariados.
O senador informou que o salário mínimo previsto para 2012, levando-se em conta uma inflação para este ano em torno de 5%, será de aproximadamente R$ 616, uma vez que a variação do PIB em 2010 foi de 7,5%. Segundo o parlamentar, a meta é chegar em 2022 com um salário mínimo próximo ao equivalente a US$ 800, "que é o que pagam em países desenvolvidos".
Ele afirmou que em 2009 o salário mínimo teve um ganho real de 7,2%. Em 2010, acrescentou, esse ganho foi de 5,2%. No governo Lula, o ganho real do salário mínimo foi de 57,3%.
De acordo com Wellington Dias, o Brasil é um dos poucos países do mundo com uma política estrutural de valorização do salário mínimo. Ele disse que essa política é um dos pilares do crescimento econômico com distribuição de renda alcançado pelo Brasil nos últimos anos.
O senador elogiou ainda a nova forma de definição do salário mínimo estabelecida na mensagem encaminhada pela presidente Dilma Rousseff. A fixação do valor por meio de um decreto presidencial irá evitar uma prolongada discussão anual sobre a questão.
Em aparte, os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Eduardo Suplicy (PT-SP) parabenizaram Wellington Dias pelo discurso.
15/02/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias: política de valorização do salário mínimo por decreto é inconstitucional
Governo deve encaminhar ao Congresso nos próximos dias política de valorização do salário mínimo
Relatório da OIT destaca política brasileira de valorização do salário mínimo
Paim pede prorrogação da política de valorização do salário mínimo
Inácio Arruda defende política de valorização do salário mínimo
Renan Calheiros considera inédita política de valorização do salário mínimo