Paim pede que Senado use Estatuto da Igualdade Racial para diminuir exclusão
O senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou nesta segunda-feira (1º) o senador César Borges (PFL-BA) pelo arranjo que propiciou a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, pela manhã, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). De autoria de Paim, o estatuto foi aprovado com mudança de redação, por meio da qual o governo é autorizado - e não obrigado - a criar o fundo para igualdade racial, com recursos orçamentários.
Em discurso pronunciado à tarde no Plenário, Paim disse esperar que a matéria seja aprovada nas Comissões de Educação (CE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O senador também disse esperar que, na CE, se faça um bom debate sobre a política de cotas. Ele leu resultado de pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Transportes mostrando que 61,1% da população são a favor das cotas; 29,4% são contra; e 9,6% não souberam responder. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 165 municípios entre os dias 7 e 9 de maio.
- Os brasileiros não aceitam mais conviver com as desigualdades raciais. Desde a Lei Áurea, há 116 anos, estamos pela primeira vez pensando seriamente em políticas que beneficiam os afro-brasileiros - afirmou Paim.
O senador também referiu-se à polêmica em torno do aumento do salário mínimo. Respondendo a um líder governista na Câmara dos Deputados, disse que não está desesperado com a aprovação do novo valor do mínimo de R$ 260. Reconheceu que está -chateado-, mas observou que o desespero será da parte dos trabalhadores e dos que recebem benefícios da Previdência Social.
01/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paulo Paim pede que Senado vote Estatuto da Igualdade Racial ainda este ano
Paulo Paim pede pressa para votação do Estatuto da Igualdade Racial
Paim pede aprovação do Estatuto da Igualdade Racial
Paim pede pressa na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial
Paim pede aprovação imediata do Estatuto da Igualdade Racial
Paim pede aprovação em março do Estatuto da Igualdade Racial