Paim quer criar Semana do Trabalhador
O senador Paulo Paim (PT-RS) deseja que a semana que antecede o dia 1º de maio seja denominada Semana do Trabalhador, período que seria destinado a uma maior reflexão sobre a atividade profissional e a ordem econômica do Brasil. Projeto nesse sentido (PLS 97/06), apresentado pelo parlamentar, aguarda decisão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, de onde seguirá para a Comissão de Educação.
Paim quer instituir essa semana como parte das comemorações do dia 1º de maio. Seu projeto incumbe o Ministério do Trabalho de fornecer, nesse período, a todos os sindicatos, escolas públicas e empresas, cartilhas explicativas sobre os aspectos jurídicos da relação de emprego, assim como a lista de todos os serviços prestados por essa pasta do governo.
O mesmo projeto exige que a administração direta da União, dos estados e dos municípios promova um calendário de atividades que objetive a informação, a especialização, a integração e a difusão das experiências dos trabalhadores. Com essa proposição, Paim disse esperar atender o interesse de milhões de brasileiros.
Na justificativa do projeto, Paim esclarece que seu propósito não é o de criar mais um feriado, licença, folga ou descanso em função do Dia do Trabalho. O senador diz que sua intenção é proporcionar uma reflexão maior sobre os complexos aspectos que envolvem a atividade profissional e econômica do país.
"A proposição enseja também uma atribuição pedagógica ao Ministério do Trabalho, que passará a elaborar cartilhas elucidativas sobre os direitos sociais do trabalhador", diz Paim. Ele defende que, nessa semana, a discussão a respeito do trabalho seja intensificada, aprofundando-se a busca de soluções que signifiquem melhores condições de vida e maior desenvolvimento para o Brasil.
22/08/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim quer criar frente parlamentar do pré-sal e da Previdência
Paim quer criar Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul
Paim quer criar programa para financiar novas empresas
Paulo Paim quer criar ZPEs no Vale do Rio dos Sinos e na região norte do RS
Diferenciar salário mínimo de trabalhador e aposentado é inaceitável, diz Paim
Paim realiza videoconferência sobre situação do trabalhador brasileiro