Paim quer internet de banda larga para todos os brasileiros




O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu nesta sexta-feira (8), para todos os brasileiros, a garantia de acesso facilitado a internet banda larga com qualidade. Em avaliação feita em Plenário, ele ressaltou que a questão deve ser tratada como parte dos direitos fundamentais, tendo em vista a importância da rede de computadores na atual sociedade da informação. Na internet, conforme lembrou, as pessoas podem dispor de amplos serviços, da educação ao lazer.

- Não temos como pensar em inclusão digital sem democratizar a internet, mas a exclusão ainda é grande, sobretudo nos estados do Norte e Nordeste - destacou.

Paim registrou que a Finlândia saiu na frente com lei para garantir internet de alta velocidade para os seus cidadãos. Ele destacou o compromisso da presidente Dilma Rousseff de acelerar o Plano Nacional de Banda Larga, que está a cargo do ministério das Comunicações. Para isso, porém, ele disse que o Estado tem que ultrapassar o papel de regulador das ações privadas e considerar também a necessidade de investir mais.

- E por que não pensar numa diminuição de tributos nesses serviços, tudo isso com o desejo de tornar a banda larga gratuita para a população brasileira? - sugeriu.

O senador citou pesquisa da F/Nazca indicando a existência de 81,3 milhões de internautas no país (idade a partir de 12 anos). Porém, o principal local de acesso ainda são as lan houses (31%), em seguida vindo a própria casa (27%) e a casa de parentes e amigos (25%).

Ao avaliar a baixa qualidade dos serviços de internet no país, ele observou que as operadoras nacionais oferecem, em média, conexões de 2 megabits. No entanto, só se comprometem em garantir 10% dessa velocidade. A média mundial é de 3 megabits, com garantia de 75% da velocidade contratada.Em Hong Kong, por R$ 45 por mês, é possível contratar conexão de 1.024 megabits. Em relação à velocidade, o Brasil está na 37ª posição no ranking mundial, só ficando à frente de três países pesquisados.

Motoristas

Paim aproveitou ainda para destacar os méritos de projeto que regulamenta a profissão de motorista, que passou no Senado e está seguindo para sanção. Diante de dúvidas surgidas, ele esclareceu que o projeto aprovado é do deputado Confúcio Moura. Conforme explicou, o de sua autoria é o que trata do Estatuto do Motorista, ainda em debate no Senado, onde já foi objeto de doze audiências e continua em exame. No texto, ele propõe aposentadoria especial para a categoria.



08/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo está trabalhando para levar internet banda larga a todos os municípios, diz presidenta

Governo quer velocidade de internet maior para Plano de Banda Larga

Plano de banda larga terá R$ 589 milhões para levar internet rápida a 1.173 cidades

Governo firma acordo com empresário para internet banda larga mais veloz

Paulo Bernardo: novas regras para banda larga no atacado vão aumentar acesso à internet

Telebrás assina primeiro contrato para venda de internet do Plano Nacional de Banda Larga