Paim quer levar Estatuto da Juventude direto ao Plenário após votação na CAS



O senador Paulo Paim (PT-RS), relator do Estatuto da Juventude na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), disse nesta sexta-feira (15) que se reunirá com as lideranças partidárias visando a um entendimento para levar o projeto direto ao Plenário do Senado em votação no dia 3 de abril.

O parlamentar conversou por telefone com a Agência Senado após a audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Porto Alegre, última antes da votação do projeto pela comissão.

O projeto que institui o Estatuto da Juventude (PLC 98/2011) deve ser votado pela CAS no próximo dia 27. Pela tramitação inicialmente definida, ainda precisará passar por mais duas comissões antes de ir ao Plenário do Senado: as comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE); e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Paim informou que fará duas reuniões, nos dias 20 e 21 de março, em seu gabinete, com os líderes dos partidos para firmar um acordo levando o projeto diretamente ao Plenário do Senado, em regime de urgência, após a deliberação da CAS. Segundo justificou o senador, a pressa para votação do texto deve-se à realização, em julho no Rio de Janeiro, da Jornada Mundial da Juventude, da Igreja Católica, em que é esperada a presença do papa.

- A juventude gostaria muito que no encontro mundial da juventude, que vamos ter agora em julho, com a presença do papa no Brasil, o país possa anunciar ao mundo que há aqui o Estatuto da Juventude, como há o do Idoso, como há o da Criança e do Adolescente, como há hoje quase pronto também o das Pessoas com Deficiência – disse o senador.

Ponto Polêmico

As reuniões nos dias 20 e 21 com as lideranças também servirão para elaborar a redação final do Estatuto da Juventude para a votação na CAS no dia 27. Além disso, o senador deve tentar chegar a um consenso sobre o único ponto polêmico do projeto, que é a questão da idade que o Estatuto vai abranger: de 15 a 29 anos ou de 18 a 29 anos.

- O Estatuto da Criança e do Adolescente recomenda, conforme os articuladores e a própria Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que deveria ser dos 18 aos 29, e outros entendem que é de 15 a 29. Uns dizem que um atrapalharia o outro ou se sobrepõe ao outro. Outros entendem que não, que um complementa o outro – disse.

Segundo Paim, os outros pontos da proposta, como a "meia entrada" e a passagem com 50% de desconto para o transporte público estão pacificados e entrarão no seu relatório.



15/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim quer votação da PEC da Juventude no esforço concentrado

Paim entrega a Sarney requerimento para votação do Estatuto da Igualdade Racial em Plenário

Após ajustes, Estatuto da Juventude deve ser votado pela CAS na quarta

Eunício encerra reunião da CCJ após aprovação de debate sobre Estatuto da Juventude

Paim pede aprovação do Estatuto da Juventude

Plenário aprova Estatuto da Juventude