Paim quer Programa Primeiro Emprego rapidamente



O senador Paulo Paim (PT-RS) informou que pesquisa sobre trabalho infantil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada mês passado constatou que 5,4 milhões de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos trabalhavam no país em 2001. Quase a metade delas, ou 2,2 milhões (48,6%), não recebiam qualquer remuneração.

Entre as que tinham algum vencimento, 41,5% ganhavam menos de meio salário mínimo. Outras 35,5% ganhavam de meio a um salário mínimo. Mesmo assim, 1,83 milhão de crianças cumpriam jornada integral de trabalho, de 40 horas ou mais por semana.

- Esperamos que o anunciado Programa Primeiro Emprego, que deve atingir quatro milhões de brasileiros de 15 a 24 anos de idade, seja posto logo em prática para ajudar no encaminhamento de soluções para este grave problema - desejou o representante gaúcho.

O parlamentar mencionou outra pesquisa do IBGE que aponta uma taxa de desemprego crescente. O número de pessoas desocupadas passou para 12,1% da população economicamente ativa (PEA) em março, contra 11,6% em fevereiro e 11,2% em janeiro, nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo instituto.

Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego trazida por Paim, 2,5 milhões de pessoas estavam desocupadas em março, computadas apenas as seis regiões metropolitanas. O senador observou que o desemprego cresceu 13 vezes mais que a PEA.

Entre outras medidas, Paim também defendeu a redução das -absurdas taxas de juros- que disse impedirem o retorno financeiro para os investimentos produtivos. Outra proposta vislumbrada pelo senador é a redução da jornada de trabalho, de 44 para 40 horas semanais. De acordo com ele, somente isso seria capaz de criar 3 milhões de novos postos de trabalho.



02/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim elogia Primeiro Emprego e quer incluir idosos entre os beneficiários

Zulke quer jovens em situação de risco social no programa primeiro emprego

Jucá elogia programa Primeiro Emprego

Aprovado Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego

Ministro anuncia na CAS Programa Primeiro Emprego

Suplicy analisa Programa Primeiro Emprego