Paim saúda aprovação da Universidade Federal da Fronteira Sul



O senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a importância da aprovação, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), na última terça-feira (25), de projeto de iniciativa do Executivo (PLC 152/09) que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul. A nova universidade terá sede na cidade de Chapecó (SC) e contará com cinco campi - um na própria cidade sede e outros em Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Laranjeira do Sul (PR) e Realeza (PR).

Paim disse ter ficado muito feliz com a aprovação da proposta, que, como observou, vem ao encontro de projeto de sua autoria, apresentado em 2007, que autorizava o Executivo a criar a Universidade do Mercosul. Ao apresentar o projeto, Paim disse ter apontado a necessidade de expansão do sistema de educação superior, diante da demanda crescente de concluintes do ensino médio nos estados da Região Sul.

De acordo com o senador, já passa de um milhão o número de potenciais candidatos aos cursos de graduação na região, enquanto a oferta de vagas nas universidadesfederais e estaduais dos estados sulinos é de aproximadamente 50 mil e de cerca de 200 mil nas instituições privadas.

A grande maioria dos que concluem o ensino médio, entretanto, disse Paim, é de jovens de classes populares cuja situação financeira não lhes permite arcar com os valores das mensalidades escolares.

O segundo motivo pelo qual o senador justificou sua proposta de criação da Universidade do Mercosul era a situação estratégica do Rio Grande do Sul para sediar uma universidade de alcance internacional.

- Acalentei este projeto de forma carinhosa porque sabia as perspectivas que ele abria para os nossos jovens. Certamente o projeto do governo que cria a Universidade Federal da Fronteira Sul também teve esse olhar. Sinto-me contemplado com a aprovação da criação da Universidade Federal da Fronteira Sul - afirmou Paim.

Fundep

O senador também disse esperar que seja aprovada proposta (PEC 24/5) de sua autoria que cria o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Profissionalizante (Fundep). Segundo Paim, a aprovação da matéria resultaria em investimentos da ordem de R$ 9 bilhões para o ensino técnico.

O senador afirmou ainda acreditar na aprovação, em breve, de propostas de sua autoria que beneficiam os aposentados, como a que extingue o fator previdenciário e a que assegura reajustes integrais para as aposentadorias. Ele conclamou a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) a continuar na linha de entendimento e de esforço para aprovação das propostas que estão em exame pela Câmara dos Deputados.

Da Redação / Agência Senado



28/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada na CE a criação da Universidade Federal da Fronteira do Sul

Inácio Arruda saúda indicação de reitora para Universidade Federal do Cariri

Flexa comemora aprovação de projeto que cria universidade federal no Pará

Flexa Ribeiro comemora aprovação de projeto que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará

Projeto permite doação de imóveis da Universidade Federal de Goiás para a Universidade Federal de Tocantins

Ramez Tebet saúda Universidade do Legislativo