Pais acusam cruzeiros por violações de direitos humanos



O combate às violações de Direitos Humanos em cruzeiros marítimos motivou uma reunião da ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), com pais que denunciam situações vividas por seus filhos. Nesta terça-feira (8), em Brasília (DF), Rosário conversou com Rosângela Bandeira e Alexandre Frasson, que foram acompanhados pela assessoria do deputado estadual Jeferson Fernandes (PT-RS).

A filha de Rosângela, Camilla Peixoto, era bartender em um navio de uma empresa de cruzeiros marítimos quando morreu, em 2010, à bordo da embarcação. A mãe denuncia que ela teria sido assassinada por um rapaz, que seria seu namorado e estaria envolvido com tráfico de drogas. Já Bruna Frasson , filha de Alexandre, recentemente foi condenada na Espanha a seis anos e um dia de prisão por tráfico internacional de drogas. Porém, ela alega inocência, afirmando que os entorpecentes teriam sido introduzidos pelo namorado nas suas bagagens sem o seu conhecimento.

Além disso, parentes e ex-trabalhadores desses cruzeiros relatam situações análogas à escravidão, com jornadas exaustivas, assédio moral e sexual, entre outras violações de Direitos Humanos. As condições de alimentação e de assistência médica também são precárias, de acordo com as denúncias.

Cruzeiros serão investigados por comissão

A ministra Maria do Rosário propôs a articulação de um grupo interministerial para tratar do problema. Enquanto isso, ela já determinou que o tema seja encaminhado à Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), órgão que faz parte da estrutura da SDH/PR. “Trouxeram denúncias sobre cruzeiros que agenciam pessoas e as submete a explorações terríveis em navios”, disse a ministra ao final da reunião.

Rosário disse que também é importante “reforçar a legislação”, com leis que regulamentem o setor. Inclusive, ontem (7) a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal realizou audiência pública, com a presença de pais, parentes, ex-tripulantes e representantes de ministérios das Relações Exteriores, Trabalho e Emprego e SDH/PR.

Fonte:

Secretaria de Direitos Humanos



09/10/2013 12:27


Artigos Relacionados


Brasil é País da América Latina que mais ajuda fugitivos de violações de Direitos Humanos

Brasil avança em direitos humanos, mas ainda há violações, diz especialista

Secretaria divulga nota sobre violações de direitos humanos em Pinheirinho

Brasil condena na ONU uso de alianças que contribuem para violações de direitos humanos

Sérgio Petecão relata denúncias de violações dos direitos humanos na Bolívia

GERALDO CÂNDIDO COBRA AÇÃO CONTRA VIOLAÇÕES DE DIREITOS HUMANOS