Sérgio Petecão relata denúncias de violações dos direitos humanos na Bolívia
O senador Sérgio Petecão (PMN-AC) relatou a visita de parlamentares bolivianos ao Senado Federal nesta quarta-feira (23). De acordo com o senador, os parlamentares vieram denunciar violações aos direitos humanos e à democracia naquele país.
Sérgio Petecão disse que a senadora Janine Yanes e o deputado federal Adrián Oliva estiveram com o presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AP); com o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), senador Paulo Paim (PT-RS); com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Fernando Collor (PTB-AL); e com a presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, deputada federal Perpétua Almeida.
De acordo com o senador, os parlamentares relataram que a imprensa boliviana está impedida de revelar a verdadeira situação do país e que a democracia é inexistente na Bolívia. Disse que muitos parlamentares de oposição estão impedidos de deixar o país.
Sérgio Petecão afirmou ainda que muitos brasileiros estão sendo expulsos da Bolívia, criando uma situação de conflito que levou o Exército Brasileiro à fronteira daquele país, para resguardar a ordem e a tranquilidade. O discurso teve apartes dos senadores Valdir Raupp (PMDB-RO) e Paulo Paim (PT-RS).
23/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sérgio Petecão pede providências do Senado sobre denúncias de violação de direitos humanos na Bolívia
Secretaria de Direitos Humanos instaura procedimento para apurar denúncias de violações contra mulheres em presídios
Para Sérgio Petecão, Brasil deveria “endurecer o jogo” com a Bolívia
Sérgio Petecão critica restrição de domicílio imposta a estudantes brasileiros na Bolívia
Pais acusam cruzeiros por violações de direitos humanos
Brasil avança em direitos humanos, mas ainda há violações, diz especialista