País deve ter agenda ambiental mais ampla e com inclusão social, diz Izabella Teixeira
Os avanços alcançados na agenda ambiental brasileira desde a Rio+10 e as perspectivas para a Rio+20 foram abordados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, na manhã desta quarta-feira (25) durante a cerimônia de abertura do II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente - Articulação Política pela Sustentabilidade, que acontece até sexta-feira (27) em Porto Alegre (RS).
Para um público eclético que lotava os 560 lugares do auditório do Ministério Público Estadual, a ministra falou também sobre o Código Florestal e inclusão social. Izabella falou sobre o lançamento do Bolsa Verde, programa federal lançado em 2011 e que pretende beneficiar famílias extrativistas da Amazônia Legal e que atualmente beneficia cerca de 73 mil famílias, com projeções de chegar a 300 ou 400 mil famílias beneficiadas.
Izabella Teixeira destacou também a importância do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RQMA 2011) em elaboração pela Diretoria de Qualidade Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), cujo lançamento está previsto para este ano. O documento pretende apresentar à sociedade brasileira o panorama da qualidade ambiental no Brasil. Segundo a ministra, ele é de vital importância, uma vez que prevê-se que, até 2015, 95% da população da América Latina viverão nas cidades.
De acordo com a ministra, o debate sobre o Código Florestal prossegue. "Não teremos fracasso na discussão sobre o código" afirmou. A ministra foi dura ao comentar o desmatamento: "é inaceitável, intolerável que as pessoas continuem desmatando sabendo que isto é proibido". Ela disse ainda que a agenda ambiental não está restrita apenas ao licenciamento e fiscalização. "É preciso crescer, incluir e proteger. Todo povo tem direito e obrigações, então temos de negociar e recolocar a agenda política na agenda ambiental, olhando à frente."
Fonte:
Ministério do Meio Ambiente
25/01/2012 19:49
Artigos Relacionados
Izabella Teixeira: veto ao Código Florestal deve ser realista
Ministra Izabella Teixeira propõe agenda integrada para discutir recursos hídricos no mundo
Avanço da questão ambiental depende da questão econômica, defende Izabella Teixeira
Ministério do Meio Ambiente - Izabella Teixeira
Izabella Teixeira participa de colóquio internacional sobre sustentabilidade
Fundo Social apoiará inclusão social, educação e proteção ambiental