País está "equilibrado" para enfrentar a crise, analisa Gilvam Borges
O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) ocupou a tribuna nesta sexta-feira (10) para tentar tranqüilizar a sociedade brasileira diante da crise mundial que se avoluma. Para ele, as contas públicas do país estão equilibradas e o governo possui suficientes reservas de dólares - cerca de US$ 200 bilhões - para, se preciso for, injetar dinheiro no mercado e conter a fuga de capitais.
- Não há motivos, portanto, para pânico, angústia ou desespero. O governo brasileiro vem fazendo muito bem o seu dever de casa, a exemplo das recentes medidas adotadas pelo Banco Central, entre as quais a destinada a socorrer bancos de pequeno e médio porte que enfrentam dificuldades para fechar o caixa - observou o senador.
Gilvam Borges afirmou ainda que renomados economistas e analistas internacionais prevêem que o Brasil "vai sair praticamente ileso da atual crise". E disse que a alta do dólar registrada nas últimas semanas é de caráter artificial, causada por problemas vinculados à especulação financeira.
O senador garantiu que as empresas brasileiras estão sólidas e que todos os índices econômicos dão conta de que a economia brasileira, apesar da crise, continua estável. Como prova, informou que a inflação, no mês passado, desacelerou e ficou na casa de 0,26%. Gilvam Borges adiantou ainda que, por enquanto, o governo não vai mexer na proposta orçamentária para 2009.
10/10/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Borges: Brasil está em melhor posição para enfrentar atual crise
GILVAM BORGES PEDE DIÁLOGO PARA SANAR CRISE DA MORATÓRIA MINEIRA
Brasil está preparado para enfrentar crise econômica
Gilvam Borges diz que Toffoli está qualificado para o Supremo
Brasil está preparado para enfrentar período pós-crise, diz Mantega
BRASIL ESTÁ MAIS PREPARADO PARA ENFRENTAR CRISE DO PETRÓLEO