País inaugura Ligue 180 em Portugal para atender mulheres em situação de violência
As brasileiras que moram em Portugal já contam com o serviço de acesso a partir do exterior à Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180. A central foi criada para receber denúncias de mulheres em situação de violência. A cerimônia de lançamento do serviço foi realizada pelo consulado brasileiro em Lisboa, na última sexta-feira (27).
A inauguração da rede internacional da Central de Atendimento à Mulher na Itália, Espanha e Portugal foi realizada no último dia 25 de novembro e, desde então, os países se mobilizam para realizar o serviço, já em pleno funcionamento na Itália, desde o dia 18 de janeiro deste ano.
A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, vencedora do X Prêmio Associação Brasileira de Telesserviços, foi criada em 2005 pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Entre abril de 2006, quando começou a funcionar no Brasil, e dezembro de 2011 somou 2,3 milhões de ligações.
O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública, gratuita e confidencial, e que agora se estende para brasileiras fora do País em situação de violência, seja física ou emocional.
“Esse é um programa para atender mulheres brasileiras fora do País, que são vitimizadas de formas diferentes. Mas o que as unifica é a necessidade de orientação e amparo para resolver seus problemas”, destaca a ministra da SPM, Iriny Lopes.
Segundo a coordenadora-geral de Fortalecimento da Rede da Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência, Gláucia Helena de Souza, as mulheres que ligarem para a Central de Atendimento à Mulher não precisarão fornecer informações documentais e os casos receberão encaminhamentos para serviços de atendimento a mulheres daquele país e também ao consulado brasileiro, para que possam acolher as cidadãs brasileiras que necessitem de apoio.
Como funciona
Da mesma forma que no Brasil, a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 no exterior funciona 24 horas por dia, de segunda-feira a domingo.
As mulheres em situação de violência em Portugal devem ligar para 800 800 550, fazer a opção 1 e informar o número 61-3799-0180.
Na Espanha, devem ligar para 900 990 055, também fazer a opção 1 e, em seguida, informar à atendente (em português) o número 61-3799-0180.
E, na Itália, as brasileiras podem ligar para o 800 172 211, fazer a opção 1 e, depois, informar o número 61-3799-0180.
O serviço da Central conta com a parceria do Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal, do Ministério das Relações Exteriores – embaixadas e consulados.
Fonte:
Secretaria de Políticas para as Mulheres
30/01/2012 15:33
Artigos Relacionados
Ligue 180 no exterior vai atender brasileiras na Espanha, Portugal e Itália
Há 7 anos mulheres vítimas de violência recorrem ao Ligue 180
Denúncia de violência contra mulheres pode ser feita pelo Ligue 180
Em Alagoas, CPI constata falta de estrutura para atender mulheres vítimas de violência
Fórum discute Unidades Móveis para Mulheres em Situação de Violência
Secretaria promove encontro para debater atendimento especializado às mulheres em situação de violência