País investe em ações para incentivar a coleta seletiva
Para preparar a sociedade brasileira para uma mudança de comportamento em relação à coleta seletiva do lixo e ressaltar os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos para o Brasil, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) realiza campanhas permanentes como a “Separe o lixo e acerte na lata”.
Um dos objetivos dessas campanhas é divulgar as soluções propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) como mecanismo de logística reversa: uma vez descartadas, as embalagens também são de responsabilidade dos fabricantes, que devem criar um sistema para recolher e reciclar o produto.
Para a diretora-executiva da Brasil Ambiental, empresa que oferece soluções na gestão de resíduos, Marialva Lyra, “ainda há muito que fazer no setor de coleta seletiva no Brasil, mas o País tem avançado bastante”.
A Brasil Ambiental faz parte do Grupo Ambipar, que atua há mais de 100 anos na gestão de resíduos e atende empresas dos setores de petróleo e gás, siderurgia, mineração, alimentício e químico. A empresa recolhe resíduos industriais, domiciliares, de saúde, aeroportos e portos.
Com exceção dos resíduos de saúde, que não podem ser reciclados, os demais são transformados em novos materiais, como vassouras, no caso dos plásticos, e compostos para a agricultura, no caso dos orgânicos. “Todo material fabricado a partir dos resíduos é doado para ações socais”, explica a diretora.
Fontes:
Campanha “Separe o lixo e acerte na lata”
Portal Coleta Seletiva Solidária
Pesquisa CEMPRE
Pesquisa IBGE
Lei 12.305
29/08/2013 17:00
Artigos Relacionados
País investirá R$ 1,5 bi em coleta seletiva
Educação é fundamental para coleta seletiva e reciclagem do lixo
SP recebe mais um posto para coleta seletiva de lixo
Estado e prefeitura firmam parceria para coleta seletiva
Municípios têm até 8 de junho para mostrar como vão implantar coleta seletiva
Metrô promove campanha para mostrar importância da coleta seletiva