País mantém mais de 150 ouvidorias para serviços de governo
O Estado brasileiro mantém 152 ouvidorias, canais de comunicação entre o cidadão e o poder público que permitem o encaminhamento de dúvidas, críticas, sugestões e denúncias sobre os serviços prestados por agentes, órgãos e entidades federais.
Coordenadas pela Ouvidoria-Geral da União, as Ouvidorias são responsáveis por receber, analisar e encaminhar as manifestações dos cidadãos aos órgãos públicos competentes. Com isso, é possível identificar oportunidades de melhoria nos serviços prestados à população.
Qualquer cidadão pode encaminhar mensagens às ouvidorias do Estado brasileiro. Não é necessária a presença de advogado ou procurador.
Ouvidoria-Geral da União
A Ouvidoria-Geral da União recebe reclamações sobre falhas administrativas ou fornecimento de serviço público, sempre que estiverem relacionadas a ações de agentes públicos, órgãos e entidades do Poder Executivo Federal. É responsável por examinar e encaminhar mensagens a respeito de atrasos evitáveis, desobediência aos procedimentos estabelecidos, ofensa ou descortesia, decisões não fundamentadas, respostas incompletas ou fora do prazo legal estabelecido, além de sugestões para o aprimoramento da prestação de serviços públicos e elogios e denúncias de irregularidades.
Ouvidoria-Geral da Cidadania
A Ouvidoria-Geral da Cidadania é um órgão de assistência direta e imediata da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Recebe críticas, denúncias, reclamações e sugestões a respeito de fatos e ações que desrespeitam os direitos da criança, do adolescente, da pessoa com deficiência, do idoso e de outros grupos sociais mais vulneráveis.
Acesse a lista de ouvidorias da União, dos Ministérios e dos Poderes Legislativo e Judiciário.
30/09/2013 22:02
Artigos Relacionados
País usará Mapa de Oportunidades e Serviços Públicos para localizar os mais pobres
Caravanas das Ouvidorias e cartilhas auxiliam ouvidores na prestação de serviços
Governo faz acordo com operadoras de telefonia móvel internacionais para melhorar serviços no País
Serviços respondem por mais de 70% do emprego nas regiões metropolitanas do País, diz Ipea
Serviços de telecomunicações estão mais baratos no País, mostra relatório internacional
Ouvidorias públicas de todo o País terão número de telefone único