País poderá emitir títulos em reais ainda em 2010, afirma Tesouro Nacional



O Brasil pode emitir títulos em reais ainda este ano, conforme afirmou nesta quinta-feira (14) o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin.

“Estamos trabalhando no momento com o que havíamos anunciado no nosso Plano Anual de Financiamento [estratégia divulgada anualmente pelo Tesouro] que são emissões de dólar e possivelmente em reais nos prazos usuais”, disse o secretário.

Devido às boas condições da economia brasileira, Augustin afirmou que não descarta, no futuro, uma emissão mais longa, como a de 100 anos indicada pelo México. Segundo o secretário, o Estado brasileiro trabalha atualmente com prazos de 10 a 30 anos, mas essa discussão de prazos mais longos decorre da “melhora da situação do Brasil”.

“À medida que o Brasil vai melhorando, este tipo de hipótese, que antes era bem mais difícil, começa a ser avaliada. Mas, objetivamente, não está no nosso Plano Anual de Financiamento uma emissão com essa característica, mas para o futuro poderá ser avaliada”.

O secretário acrescentou que ainda não foram iniciadas as compras de dólares pelo Fundo Soberano do Brasil. Essa é uma das estratégias do Estado brasileiro para conter a queda do dólar no País.


Fonte:
Agência Brasil



14/10/2010 15:28


Artigos Relacionados


Tesouro Nacional lançará títulos da dívida externa em reais nos EUA e Europa

País poderá ter déficit nominal zero até 2010, diz secretário do Tesouro Nacional

País pode lançar este ano no mercado externo títulos da dívida em real, diz Tesouro Nacional

Brasil deve fazer nova emissão de títulos do Tesouro ainda este ano, diz secretário

Tesouro Nacional recompra R$ 1,6 bi de títulos brasileiros no exterior

Tesouro Nacional lança títulos da dívida externa