Pesquisadores dos países de língua portuguesa se reúnem em Belém (PA)



Pesquisadores portugueses e africanos se reúnem no Museu Paraense Emíluio Goeldi em Belém (PA), para debater a Missão Brasil, do projeto de cooperação internacional Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Eles discutirão as visitas exploratórias e pesquisas realizadas em comunidades pesqueiras.

 

Integram o projeto a Universidade Aberta/Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (Cemri), de Portugal, a Universidade de Lúrio (Unilurio), de Moçambique, e o Museu Goeldi. 


Além de Belém, a missão Brasil se realiza também em Curuçá, município do nordeste paraense, localizado a 157 km da capital. Na programação consta a apresentação dos objetivos do projeto e alguns dos seus resultados. Os representantes das colônias de pescadores de Curuçá também participam assim como a Associação dos Usuários da Reserva Extrativista Marinha Mãe Grande e os representantes de grupos locais com agenda definida para o dia 21. 


Na ocasião, também ocorrem apresentação de trabalhos nos temas espaço físico e as políticas de sustentação, as gentes e a organização social, e diálogo intercultural e a transmissão de conhecimentos. Ainda integra a programação a assinatura do termo de permuta entre a Biblioteca Ferreira Penna do Museu Goeldi com a Unilurio e a Universidade Aberta- Centro de Estudo das Migrações e das Relações Interculturais.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia



16/09/2010 18:07


Artigos Relacionados


Países de Língua Portuguesa se reúnem nesta sexta para discutir relações econômicas

Secretários-gerais dos parlamentos de língua portuguesa se reúnem na Câmara

Países de língua portuguesa preparam parceria em CT&I

Reunião de países de língua portuguesa discute governança

Comunidade de Países de Língua Portuguesa participam de encontro

Jader recebe ministros de países de língua portuguesa