Países discutem cooperação na defesa dos direitos LGBT



O Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (SDH/PR), Biel Rocha, recebeu nesta quinta-feira (10), na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), representantes da Agência Brasileira de Cooperação e do Ministério das Relações Exteriores dos Países Baixos (Holanda). A reunião teve como finalidade a continuidade às discussões relativas à cooperação trilateral Brasil – Cuba – Países Baixos na área da promoção dos direitos da população LGBT – Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais.

Desde abril deste ano, quando ambos países se fizeram representar em Brasília para o seminário Brasil – União Europeia de Combate à Violência Homofóbica, surgiu o interesse coletivo de que Brasil, Cuba e Países Baixos compartilhem, de modo trilateral, suas experiências de promoção dos direitos de LGBT. A Coordenadora-Geral de Acompanhamento de Projetos de Cooperação Internacional, Michelle Morais de Sá e Silva, e o Coordenador de Promoção de Direitos LGBT da SDH/PR, também participaram da reunião.

No encontro, ficou acertado que o primeiro passo para a efetivação desta cooperação será a participação de especialistas brasileiros e holandeses na conferência que o Centro de Nacional de Educação Sexual de Cuba (CENESEX), presidido por Mariela Castro, organizará em maio de 2014, em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).

A expectativa é de que a parceria avance e possibilite a formulação de um projeto piloto de troca de experiências entre as nações envolvidas, como o apoio da Agência Brasileira de Cooperação.

Fonte:

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República



14/10/2013 15:13


Artigos Relacionados


Países do Mercosul aprovam declaração para direitos da população LGBT

América do Sul e países árabes discutem plano de cooperação social

Prêmio Direitos Humanos consagra Toni Reis pela defesa da população LGBT

Governo divulga lista de entidades que farão parte do conselho de defesa dos direitos LGBT

Defesa vai ampliar cooperação com países europeus

Brasil e El Salvador discutem cooperação na área dos direitos humanos