Palácio dos Bandeirantes recebe a Arte que banha o Nordeste



Projeto do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo vai mostrar a arte brasileira contemporânea

A Mostra “A arte que banha o Nordeste” acontece no Palácio dos Bandeirantes, de 31 de março a 4 de maio de 2008, e reúne artistas como Vicente do Rego Monteiro, Ariano Suassuna, Aldemir Martins, Dorian Gray Caldas, Darel Valença Lins, Francisco Brennand, Cícero Dias, J. Inácio, João Câmara, entre outros. A exposição faz parte do projeto “Brasil Mostra a sua Arte”.

Pelas mãos desses artistas vamos conhecer os mitos, lendas, festas, tradições, registros de tipos e as belas paisagens do Nordeste, uma das primeiras regiões das Américas a ser pintada pelos artistas europeus no século XVI.

A curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo, professora Ana Cristina Carvalho, explica que o projeto Brasil Mostra a sua Arte tem como objetivo a valorização e difusão da arte produzida no Brasil, em regiões fora do eixo Rio-São Paulo, descentralizando, assim, a produção de artistas modernos e contemporâneos. “Queremos que o público que visita os palácios do Governo tenha acesso a essas obras que são de fundamental importância na construção da história da arte brasileira”, explica a curadora.

A proposta é começar a percorrer os caminhos brasileiros pelo Nordeste, e esta primeira edição sugere uma releitura de obras de artistas dos Estados do Rio Grande do Norte, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Alagoas, dialogando sempre com a coleção de obras dos palácios governamentais paulistas. A próxima exposição – que acontecerá no segundo semestre – receberá artistas do norte-nordeste.

Sem regionalizar, destaca a Curadora, a exposição pretende mostrar a arte que transcende o folclore local, resgatando memórias e histórias contadas através dessas obras e evidenciando a diversidade artística e cultural brasileira. Não visa expor apenas um momento específico na história das artes dessa região, mas uma visão coletiva de gerações de artistas que nasceram nos estados mencionados. Reúne um conjunto de obras que procura mostrar como esses diferentes artistas registraram paisagens, tipos e tradições do território brasileiro. As obras evidenciam, de um lado, um mundo mágico, alegórico e exótico; de outro, uma realidade exuberante e inquietante. Local: Palácio dos Bandeirantes - Avenida Morumbi, 4.500

Informações: 2193-8564

Agendamento eletrônico: www.acervo.sp.gov.br

Visitas: de segunda a sexta-feira, de hora em hora, das 10h às 17h

Sábados, domingos e feriados, de hora em hora, das 11h às 16h

Informações sobre visitação: (11) 2193-8282

Todas as visitas são acompanhadas por educadores

Entrada franca

Do Acervo Artistíco-Cultural dos Palácios do Governo



03/18/2008


Artigos Relacionados


Palácio dos Bandeirantes recebe a Arte que banha o Nordeste

Especial do D.O.: Palácio dos Bandeirantes recebe obras de arte para restauro

Especial do D.O.: Palácio dos Bandeirantes recebe obras de arte para restauro

Conheça a arte japonesa em exposição no Palácio dos Bandeirantes

Visite a arte japonesa em exposição no Palácio dos Bandeirantes

Descubra a arte japonesa em exposição no Palácio dos Bandeirantes