Palestra aborda Gestão de Pessoas no Tesouro Nacional



A Diretoria de Formação Profissional da Escola Nacional de Administração Pública (DFP/Enap) organizou Palestra sobre “A Experiência da Secretaria do Tesouro Nacional na Implantação de Gestão de Pessoas por Competências”, na última quarta-feira (13). A Palestra teve o seguinte público-alvo: alunos dos cursos de Especialização em Gestão Pública, Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público e Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Direitos Humanos, bem como servidores da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG). Servidores de diversos órgãos do governo federal também participaram da atividade.

 A explanação foi realizada pelo Coordenador de Desenvolvimento Institucional da Subsecretaria de Assuntos Corporativos da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Vinicius Mendonça Neiva. 

Vinicius Mendonça iniciou sua apresentação explicando o que é e como funciona a Secretaria do Tesouro Nacional. Pertencente ao Ministério da Fazenda, trata-se do órgão central do Sistema de Administração Financeira Federal e do Sistema de Contabilidade Federal. “Tudo passa pelo Tesouro Nacional, desde a compra de clips até a turbina de um avião”, afirmou o palestrante.

Entre outros sistemas, também foi implantado, pelo Tesouro Nacional, o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). Atualmente, cerca de 890 servidores atuam na Secretaria. Desse total, 600 são Analistas de Finanças e Controle (AFC). “Trabalhamos para manter o equilíbrio entre receitas e despesas e a transparência dos gastos públicos”, sintetizou.

Posteriormente, os participantes da Palestra foram apresentados ao modelo de gestão de pessoas implantado no Tesouro Nacional, em 2009. De acordo com Vinicius, o funcionamento de tal modelo baseia-se em quatro perspectivas:

• conhecimento técnico;

• comportamentos;

• responsabilidade; e

• resultados.

“Criamos o Coeficiente de Desempenho do Servidor para identificar o desenvolvimento do profissional em cada perspectiva. A pessoa é avaliada pelos conhecimentos técnicos da área em que atua. Com isso, identificamos os comportamentos requeridos para a função”, explicou o Coordenador. Segundo Vinicius, o uso do conhecimento, habilidade e atitude gera um modelo de competência com foco em resultados.

Tesouro Nacional

A Secretaria do Tesouro Nacional, criada em 10 de março de 1986, por meio do Decreto nº 92.452, assumiu as atribuições da Comissão de Programação Financeira e da Secretaria de Controle Interno do Ministério da Fazenda, incorporando também as funções fiscais até então desempenhadas pelo Banco Central e pelo Banco do Brasil S/A.

Fonte:
Escola Nacional de Administração Pública



22/11/2013 14:33


Artigos Relacionados


Palestra aborda uso de tecnologias em bibliotecas

USP: Palestra no IEA aborda a arte de esquecer

Palestra aborda uso do e-mail institucional

Palestra aborda os desafios da ciência da biodiversidade

Palestra aborda história das estatísticas brasileiras

Palestra aborda temática de acessibilidade nos museus