Palestra tratará do tema "Imagem e Ética na Era Digital"



A Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) promove na terça-feira (2) a palestra "Imagem e Ética na Era Digital", que será apresentada pelo jornalista Mário Rosa. O jornalista e professor da Unilegis Antonio Carlos Burity atuará como debatedor. A mesa dos trabalhos será coordenada pela também professora da Unilegis Ana Lúcia Novelli.

Trata-se de um encontro promovido no âmbito do Ciclo de Conferências Unilegis. De acordo com a universidade, o objetivo é discutir o gerenciamento de crises causadas pela intensa circulação de informações proporcionada pela era digital que chegam a provocar, em alguns casos, a perda de credibilidade de pessoas e instituições perante a opinião pública.

Entre as diversas questões que serão discutidas na palestra, informou Mário Rosa, está uma variável que pode ser encontrada no epicentro de todos os últimos escândalos, sejam empresariais ou políticos: a tecnologia cada vez mais vem sendo usada para monitorar e expor o comportamento de líderes e organizações, produzindo inúmeros flagrantes que acabam muitas vezes destruindo reputações construídas ao longo de décadas.

O jornalista Mário Rosa presta consultoria de imagem e atua com a recuperação de reputações abaladas por escândalos. Para ele, todos estão sujeitos a abalos na credibilidade. Diretor da empresa MR Consultoria, Mário Rosa foi editor da revista Veja, recebeu duas vezes o Prêmio Esso de Jornalismo e é autor dos livros A Era do Escândalo (Geração Editorial; 2003; 527 páginas) e A Síndrome de Aquiles - Como Lidar com as Crises de Imagem (Gente; 2001; 247 páginas).

Os dois livros tratam de formas de proteger a credibilidade e de como as pessoas podem "atravessar o olho do furacão com serenidade e eficiência". Os textos narram experiências do autor, que conheceu de perto algumas das crises de maior repercussão no Brasil.

O livro A Era do Escândalo, por exemplo, relata bastidores de dez escândalos, entre eles a queda do avião da TAM em 1996, o "apagão" de 2001 e a criação de algumas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs). A obra também analisa como a imprensa brasileira realiza a cobertura de escândalos e compara a atuação dos jornalistas brasileiros com a dos profissionais de outros países.

A palestra faz parte da disciplina Seminários dos cursos de pós-graduação lato sensu da Unilegis. A universidade oferece cursos de Administração Legislativa, Ciência Política, Comunicação Legislativa e Direito Legislativo. O evento terá início às 18h30 e acontecerá no Auditório Antonio Carlos Magalhães do Programa Interlegis, em Brasília.



29/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ética no trabalho será tema de palestra no Senado

Governo promete TV digital com imagem de cinema, interatividade com redes e até marcação de consulta

Especialista vincula ética à imagem dos países latino-americanos

Funeral de Jefferson Péres reforça sua imagem de modelo de ética na política

Stanley Kubrick é tema de mostra no Museu da Imagem e do Som

USP realiza palestra gratuita sobre ética na vida acadêmica na capital