Especialista vincula ética à imagem dos países latino-americanos



O destaque na parte da tarde do primeiro dia do 6º Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público, nesta terça-feira (12), foi a palestra do Ph.D. em Economia e presidente da Management & Excellence, agência européia pioneira no desenvolvimento de estudos relacionados com comportamentos éticos e governança, William Cox. O alemão é consultor internacional para assuntos de reputação e discursou sobre "O impacto da reputação no desenvolvimento de uma Nação", apoiado no estudo "Ranking de países mais éticos e respeitados da América Latina", promovido por sua empresa.

Segundo o estudo, o Chile encontra-se em primeiro lugar, por contar com maior liberdade econômica, alto Produto Interno Bruto (PIB), melhor expectativa de vida e menores índices de corrupção, entre outros. No ranking geral o Brasil ficou em 5º lugar empatado com a Colômbia, enquanto que no quesito taxa de alfabetização o país apresentou a pior taxa, com 13,6% da população analfabeta. A conclusão a que William Cox chegou a partir do estudo foi que "a ética tem maior impacto sobre a imagem de um país do que qualquer outro tema".

Outros painéis foram apresentados antes da apresentação de Cox. A tarde foi aberta com a palestra "A Eletronuclear e a sua estratégia de comunicação", sobre comunicação entre setores de risco, proferida pelo coordenador de comunicação e segurança da Eletronuclear José Manuel Diaz. Concomitantemente à palestra de Diaz, a diretora de relações públicas da Câmara dos Deputados, Sílvia Mergulhão, falou sobre "O projeto integrado de relações públicas no Legislativo - A experiência na Câmara dos Deputados".

Logo após, três outros painéis ocorreram simultaneamente: "Regionalização da comunicação governamental - A experiência que vem de Alagoas", com o secretário de comunicação do governo de Alagoas Joaldo Cavalcante, "Administração de crise em órgão público", com o assessor especial de comunicação da presidência do Banco do Brasil João Forni e "Marketing no serviço público: faz sentido?", com o diretor de marketing da São Paulo Turismo, Milton Longobardi.



12/09/2006

Agência Senado


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