PALMEIRA LAMENTA MORTE DE ARTISTA PLÁSTICA ALAGOANA



O senador Guilherme Palmeira (PFL-AL) lamentou o falecimento da artista plástica alagoana Maria Tereza Vieira,diretora da Oficina de Artes do Rio de Janeiro. "Ela se dedicou ainda muito jovem à nobre e permanente vocação de sua vida, que foi estimular a criação no campo das artes para pôr para fora as cores do calor do Nordeste", disse.

Palmeira traçou um perfil biográfico de Maria Tereza Vieira, nascida em Maceió, lembrando sua trajetória artística, desde quando começou, aos 18 anos no Rio de Janeiro, a lecionarpintura na Academia Nacional de Belas Artes, "ofício ao qual se dedicou durante50 anos".

- Foi em sua oficina, em prédio cedido pela prefeitura do Rio, que realizou seu grande trabalho, não apenas expondo obras de artistas brasileiros famosos como Djanira, mas, sobretudo, ensinando e proporcionando aos jovens que se iniciavam na carreira a oportunidade de exporem pela primeira vez - recordou Palmeira.

Guilherme Palmeira destacou que a artista plástica, mesmo gravemente doente, deixou inédito um livro com o testemunho "de meio centenário de atividades".

28/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


PALMEIRA LAMENTA MORTE DE JORNALISTA

PALMEIRA LAMENTA MORTE DE INTELECTUAL ALAGOANO

PALMEIRA LAMENTA MORTE DE MÉDICO E HUMANISTA ALAGOANO

Perillo lamenta morte de artista plástico Antônio Poteiro

Jarbas Vasconcelos lamenta morte do artista pernambucano Gilvan Samico

PALMEIRA REGISTRA MORTE DE ZÓZIMO