Palocci: retomada do consumo está se dando via crédito



O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, atribuiu ao pagamento de dívidas a lenta retomada do consumo, mesmo com a gradual queda nas taxas de juros. Conforme o ministro, que nesta sexta-feira (12) visitou o líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), os brasileiros estão voltando às compras apoiados no crédito ao consumidor, embora em outubro essa modalidade tenha tido um crescimento de apenas 1,3%.

Sem citar a fonte estatística, Palocci afirmou que 73% dos brasileiros quitaram suas dívidas ou parcelas em atraso em 2003. Ele previu que o crescimento industrial levará ao aumento da renda, que por sua vez, colocará o mercado interno novamente num ritmo mais acelerado. No comércio exterior, o país obteve um aumento de competitividade, surpreendendo aqueles que acreditavam num desempenho fraco. Ele afirmou que 2004 será o ano do crescimento.

O ministro explicou que o motivo de sua visita foi agradecer ao Senado pela aprovação da reforma tributária. Do gabinete de Mercadante, Palocci ligou para o presidente da Casa, José Sarney, que está em viagem oficial à Argentina.

- O entendimento construído por todos os partidos no Senado em torno da nova legislação tributária trará muitos benefícios para o país - disse o ministro.



12/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


A Argentina está dando “um tiro no pé”, afirma economista

PRESIDENTE DO BC AFIRMA QUE CÂMBIO LIVRE ESTÁ DANDO CERTO

BELLO PARGA AFIRMA QUE "PAÍS ESTÁ DANDO CERTO"

Governo está dando todas as condições para queda dos juros, diz ministro

Jucá: o BNDES está dando sua contribuição para a superação da crise energética

Siqueira Campos diz que com a privatização, setor energético de Tocantins está dando certo