Siqueira Campos diz que com a privatização, setor energético de Tocantins está dando certo
Siqueira Campos destacou que a usina, construída com recursos da iniciativa privada, inverteu a filosofia instituída no período militar "de primeiro investir recursos públicos para depois privatizar". Ele elogiou o consórcio Investco, que realiza essa obra. E informou que, semana passada, esse mesmo consórcio apresentou os Relatórios de Impacto Ambiental (Rima) referentes à construção a 2ª hidroelética a ser edificada no Rio Tocantins, na cidade de Peixe.
- A preocupação sobre as questões ambientais em projeto de tal envergadura revela-se no fato de que, antes mesmo de licitadas as usinas, os Relatórios de Impacto Ambiental estão sendo avaliados e discutidos pelas empresas interessadas com as cidades e as populações quer irão ser afetadas pelos projetos - explicou o senador.
Eduardo Siqueira Campos listou as várias usinas que serão construídas ao longo do Rio Tocantins, com investimentos da iniciativa privada, destacando a de Lajeado, que permitirá, com algumas obras complementares, a nevagação do rio num trecho de 200 quilômetros até quase a fronteira de Goiás.
Ele disse que, com o término das obras dessas usinas, será viabilizada a via fluvial da Serra da Mesa até Tucuruí. E acrescentou que, com a complementação das eclusas da barragem de Tucuruí, o sistema vai permitir a navegação fluvial até os portos de Barbacena ou do Conde, na foz do rio Amazonas.
Eduardo Siqueira Campos congratulou-se com o presidente Fernando Henrique Cardoso pelo "apoio e promoção das medidas necessárias à implantação do grandioso projeto", como também com o governo de Tocantins, pela "decisão corajosa e competente de articular os recursos para viabilizar a empreitada". Congratulou-se ainda com o ministério das Minas Energia, com a Agência Nacional de Energia Elétricas e com a Investco.
23/02/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
LAURO CAMPOS: "SERÁ QUE O REAL NÃO VEM DANDO CERTO?"
PRESIDENTE DO BC AFIRMA QUE CÂMBIO LIVRE ESTÁ DANDO CERTO
BELLO PARGA AFIRMA QUE "PAÍS ESTÁ DANDO CERTO"
Marisa Serrano questiona a nova Petrosal: 'A Petrobrás não está dando certo?'
Requião compara a privatização do setor energético dos EUA com a do Brasil
Privatização do setor energético favoreceu empresas estrangeiras, diz Geraldo Cândido