Pampa terá programa de conservação



A preservação do Pampa, bioma brasileiro menos protegido por unidades de conservação, será o tema de um grupo de trabalho criado nesta quinta-feira (30) pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, na véspera do encerramento da 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, realizada em Curitiba. A intenção do governo, anunciou ela, é a de garantir a conservação de todos os biomas nacionais.

VEJA MAIS

- Estamos implementando na prática a Convenção da Diversidade Biológica - disse Marina, ao anunciar o grupo de trabalho, que será composto por nove representantes dos governos - federal, estadual e municipal - e nove integrantes de representantes da sociedade civil.

Apenas 0,4% da área brasileira do Pampa é protegida atualmente por unidades de conservação. Espalhado por Brasil, Argentina e Uruguai, o bioma conta com 700 mil quilômetros quadrados de área, dos quais 176 mil no Rio Grande do Sul.

Juntamente com a criação do grupo de trabalho, será feito um mapeamento das áreas remanescentes de cobertura vegetal nativa, além da revisão das áreas consideradas prioritárias para a conservação do pampa.



30/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Unidade de conservação urbana terá zona de amortecimento

ICMBio terá maior participação na conservação da natureza global

Programa que incentiva conservação ambiental será ampliado

Conservação de energia no Brasil está no programa Entrevista

Aprovada criação da Fundação Universidade do Pampa

Programa "Entrevista" discute saneamento básico e conservação de energia