ICMBio terá maior participação na conservação da natureza global



Como integrante da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) passa a participar das reuniões da organização com maior peso, podendo apresentar propostas de ações e contribuir na construção de orientações técnicas produzidas pela organização.

"A IUCN é a organização global mais antiga para a conservação da biodiversidade. Reúne milhares de especialistas e cientistas de todo o mundo, que debatem os temas relativos a conservação da natureza", destaca o Coordenador-Geral de Manejo para Conservação do ICMBio, Ugo Vercillo. O gestor lembrou que o método mais utilizado no mundo para elaborar as listas de espécies ameaçadas de extinção foi desenvolvido pela organização internacional.

Segundo Vercillo, além de serem feitas avaliações sobre a biodiversidade global, a IUCN produz orientações técnicas e científicas sobre todas as temáticas de conservação, como por exemplo, o modelo de áreas protegidas e conservação de espécies, além de guias práticos.

Membro oficial 

O ICMBio foi oficialmente aceito pela organização durante a 82ª reunião do Conselho da IUCN, realizada em Gland, na Suíça, no dia 27 de novembro. 

Fonte:
Portal Brasil com informações do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade

 



06/12/2013 12:44


Artigos Relacionados


ICMBio vai definir estratégias para a conservação do maior primata das Américas

ICMBio solta na natureza o 1º peixe-boi nascido em cativeiro no Brasil

ICMBio avançou na conservação de espécies em 2013

ICMBio já regularizou 9,6 milhões de hectares de Unidades de Conservação

ICMBio aplica multas de R$ 22,9 milhões por incêndios em unidades de conservação

ICMbio apresenta Plano para Conservação de Cavernas na bacia do rio São Francisco