Panelas de barro fabricadas em município do ES recebem indicação geográfica do Inpi



A cidade de Goiabeiras, no Espírito Santo, recebeu aprovação nesta terça-feira (26) do pedido de indicação geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) para as panelas de barro fabricadas na região. Esse é o segundo artesanato brasileiro a receber a certificação do Inpi, órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

O primeiro pedido de indicação geográfica para artesanato nacional foi aprovado dia 12 de julho pelo instituto, que deu indicação geográfica aos trabalhos manuais confeccionados em capim dourado na região do Jalapão, no Tocantins.

A certificação definitiva será concedida à Associação das Paneleiras de Goiabeiras (APG) ao fim do prazo de 60 dias que a entidade terá para efetuar o pagamento de taxa fixada pelo Inpi.

O selo do Inpi agrega valor ao produto artesanal, ressaltou a coordenadora-geral de Indicações Geográficas e Registros do Inpi, Susana Serrão. “É um reconhecimento, inclusive internacional. Quando algum produto recebe indicação geográfica, ele tem uma qualidade especial. É muito diferente de uma marca, por exemplo, porque ela não tem necessariamente uma reputação. E uma certificação de indicação geográfica, de indicação de procedência, é uma reputação de que aquela região tem a qualidade de fabricar daquela forma.”

As panelas de Goiabeiras constituem o primeiro patrimônio cultural do Brasil reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Esse é o primeiro registro do Livro dos Saberes do Patrimônio Imaterial do Brasil”, lembrou a coordenadora-geral substituta de Indicação Geográfica e Registros do Inpi, Lúcia Regina Fernandes.

O Inpi espera aprovar ainda este ano os pedidos de indicação geográfica de outros dois produtos artesanais brasileiros: peças artesanais em estanho, da Associação de Artesãos de Peças em Estanho de São João Del Rey (MG), e opalas preciosas e joias artesanais de opalas de Pedro II (PI), da Associação Indicação Geográfica da Opala (IGO).


Fonte:
Agência Brasil



26/07/2011 20:38


Artigos Relacionados


Artesanato com capim dourado do Jalapão ganha selo de indicação geográfica do Inpi

Indicação Geográfica traz crescimento para o País

Vitivinicultura brasileira recebe quarto selo de Indicação Geográfica

Arroz gaúcho recebe primeiro registro de indicação geográfica

Brasil ganhar mais uma Indicação Geográfica para vinhos do Sul

Queijo minas artesanal do Serro recebe 14ª Indicação Geográfica do Brasil