Brasil ganhar mais uma Indicação Geográfica para vinhos do Sul



O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) divulgou, nesta quarta-feira (14), a sétima indicação geográfica brasileira, desta vez para vinhos tintos, brancos e espumantes Pinto Bandeira, na região de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul, área que integra seis vinícolas. Indicação Geográfica é como se convenciona chamar as indicações de procedência ou as denominações de origem de produtos comerciais passíveis de proteção legal contra uso de terceiros, em termos de propriedade industrial.


A Indicação de Procedência é uma certificação que aplica conceitos da legislação da propriedade industrial e assegura a origem e padrões de qualidade dos vinhos certificados, elaborados pelas vinícolas da Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), detentora da chancela.


Agora, Pinto Bandeira se junta a outras seis indicações brasileiras: região do Cerrado Mineiro (MG), para o café; Vale dos Vinhedos (RS), para vinho tinto, branco e espumante; Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (RS), para carne bovina e derivados, Paraty (RJ), para cachaça e aguardente composta azulada, Vale do Submédio São Francisco (BA/PE), para manga e uvas de mesa e Vale do Sinos (RS), para couro acabado.

 

Em 2008, das quatro solicitações de indicações geográficas feitas ao Inpi, duas foram de brasileiros e duas de estrangeiros. Em 2009, os pedidos chegaram a 11, sendo sete nacionais e quatro internacionais.     

 

A indicação geográfica é um serviço da Coordenação-Geral de Outros Registros, da Diretoria de Contratos de Tecnologia e Outros Registros do Inpi.


Fonte:
Inpi



03/08/2010 02:45


Artigos Relacionados


Queijo minas artesanal do Serro recebe 14ª Indicação Geográfica do Brasil

Indicação Geográfica traz crescimento para o País

Indicação Geográfica para o café do Sul de Minas será tema de seminário

Vitivinicultura brasileira recebe quarto selo de Indicação Geográfica

Arroz gaúcho recebe primeiro registro de indicação geográfica

Panelas de barro fabricadas em município do ES recebem indicação geográfica do Inpi