Panorama inédito sobre o setor comunicação no País será lançado em São Paulo



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom) lançam, nesta terça-feira (11), a obra Panorama Brasileiro da Comunicação e das Telecomunicações. 

A pesquisa, uma iniciativa inédita no Brasil, será lançada no escritório da Presidência da República em São Paulo, com a participação do presidente do Ipea, Marcio Pochmann, e do presidente da Socicom, José Marques de Melo.

A obra traça um panorama do setor de comunicação e telecomunicações,considerao estratégico para o País.

Nos três volumes do livro, foram reunidas diferentes análises sobre a questão, que poderão ser utilizadas como base na elaboração de futuras políticas públicas para o País. Segundo o Ipea, o estudo conta com a participação de pesquisadores renomados da comunicação no Brasil. Mestres e doutores de várias partes do País foram selecionados por meio de chamada pública para participar da pesquisa.  


Conteúdo dividido em três partes

O primeiro volume é dividido em duas partes. A primeira traz o estudo das tendências nas telecomunicações e reúne artigos escritos exclusivamente para o livro, além de textos publicados originalmente na edição especial do Boletim Radar, do Ipea, sobre telecomunicações. A segunda parte traz artigos que oferecem um panorama das indústrias criativas e de conteúdos.

O segundo volume da obra é dedicado a resgatar a memória das associações científicas e acadêmicas de comunicação no Brasil. O texto descreve e diagnostica a produção de conhecimento nos principais segmentos da comunicação nacionalmente institucionalizados ou publicamente legitimados nesta primeira década do século XXI.

O terceiro volume apresenta o resultado parcial de quatro pesquisas sobre o Estado da Arte no campo da comunicação. O volume traz dados sobre o número de faculdades e cursos de pós-graduação em comunicação no País, com áreas de concentração e crescimento; sobre as profissões existentes na área e as novas habilidades necessárias para uma indústria de conteúdos e serviços digitais; e sobre as indústrias criativas e de conteúdos e os movimentos das empresas em direção ao modelo digital, além de uma comparação com outros países, possibilitando a análise das fragilidades e potencialidades do Brasil.


Fonte:
Ipea



10/01/2011 15:28


Artigos Relacionados


Ipea lança segunda edição de panorama sobre comunicação e telecomunicações

CE será consultada pelo BNDES sobre proposta de financiamento para setor de comunicação

Uso de medicamentos será tema de estudo inédito no País

Ipea e Socicom lançam Panorama da Comunicação e das Telecomunicações

Primeiro livro de história escrito por um brasileiro será lançado pelo Senado na Bienal de São Paulo

Artesp divulga levantamento inédito sobre acidentes nas principais rodovias do Estado de São Paulo