Pantanal à Amazônia: uma viagem pela exuberância natural



Dois dos mais belos ecossistemas do País podem ser visitados em uma única viagem. O roteiro a seguir inclui os encantos do Pantanal Matogrossense e as belezas da maior floresta tropical do planeta. Sua viagem começa a partir de agora, em Cuiabá.

Iniciando a viagem pela capital matogrossense, o turista logo terá noção do que o espera. Em direção ao município de Nobres, que impressiona por suas grutas e cavernas, encontra-se o Aquário Encantado e o cristalino rio Salobra.

Mais adiante, está a famosa Chapada dos Guimarães, com um cânion fantástico e a cachoeira Véu de Noiva. Além das quedas d´água, a região também abriga 50 locais arqueológicos com pinturas rupestres e fósseis de animais pré-históricos.

Seguindo pela plana BR-262, Corumbá, já no Mato Grosso do Sul, é a próxima parada. Na fronteira com a Bolívia, a maior cidade pantaneira tem atrações turísticas, além de ótimos hotéis-fazenda.

Na cidade, o Museu Estação Natureza Pantanal apresenta exposições interativas sobre a história da planície pantaneira, aproximando o turista da região. Às margens do Rio Paraguai, o Casario do Porto é um dos principais cartões postais do Pantanal.

Passando por Corumbá e seguindo o trajeto pantaneiro, chegamos à Amazônia. Em São José do Rio Claro, localizado ao sul da Amazônia mato-grossense, o visitante encontra nascentes de importantes rios do estado, como os rios Claro, Arinos, do Sangue e Ponte de Pedra.

Nas trilhas, o contato com a natureza é inevitável. Os que gostam de experimentar a culinária local, não podem deixar de provar o prato típico da região norte do Mato Grosso, o matrinxã, peixe nobre encontrado na Amazônia.

Por último tem Diamantino. Situado em um dos pontos de divisão das águas das Bacias Amazônica e Platina, seus principais atrativos são as belas cachoeiras, como a Deciolândia, do Nobre, Frei Manoel, Quebra Canela e Bocaina. Ao passar por elas, as águas seguem rumo ao Rio Paraguai, maior responsável pela formação e existência do Pantanal Mato-Grossense.

E então, curtiu esse roteiro? Se você gosta de natureza, aventuras e história, não vai se arrepender de pegar esta estrada. Compartilhe sua experiência e boa viagem!

Fonte: 

Blog do Turismo



21/03/2014 12:34


Artigos Relacionados


Flávio Arns: na Amazônia, pobreza do povo contrasta com a exuberância da natureza

Cai desmatamento na Amazônia e Pantanal

Cassinos poderão ser permitidos na Amazônia e no Pantanal

Senadores defendem plantio de cana na Amazônia e no Pantanal

Unidades de saúde fluviais da Amazônia e Pantanal terão mais recursos

Simon elogia governo pela ação contra fraudes na Saúde e pela viagem de Lula à China