Papaléo apela ao presidente da República por salário mínimo maior
O senador Papaléo Paes (PMDB-AP) fez um apelo ao presidente da República, nesta terça-feira (8), para que ele aproveite a tramitação da medida provisória do salário mínimo no Senado e apresente uma proposta em que os trabalhadores possam vislumbrar que do governo tem como prioridade o social.
- O Executivo deve ouvir o Congresso e não pode tão-somente impor as suas alegações da existência de dificuldades que impedem um reajuste substancial e digno do salário mínimo - recomendou ele.
De acordo com o senador, essa é a ocasião propícia para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrar que as ações do seu governo estão voltadas, preferencialmente, para os mais necessitados, em total coerência com seus discursos na campanha eleitoral. O valor do novo salário mínimo proposto pelo governo, disse Papaléo, causou decepção entre os trabalhadores mais necessitados.
O senador ressaltou ainda que ao longo de décadas o mínimo foi sendo cada vez mais reduzido, até deixar de atender às necessidades de custeio das despesas familiares, transformando o que está estabelecido na Constituição federal em letra morta. Pela Constituição, o mínimo deveria ter reajustes periódicos que lhe preservassem o poder aquisitivo, e é inadmissível, na opinião de Papaléo, que ainda hoje não se encontre alternativa para que ele pelo menos respeite o texto constitucional.
08/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente da República vai anunciar nos próximos dias o valor do salário mínimo em 2014
Papaléo Paes critica valor do salário mínimo
Mão Santa defende salário mínimo maior
Mão Santa defende salário mínimo maior
Salário mínimo de hoje é o maior dos últimos 40 anos, diz FHC
Serys diz que defenderá aumento maior do salário mínimo