Papaléo chama a atenção para desvio de recursos em obras públicas executadas este ano



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) registrou, nesta terça-feira (7) em Plenário, fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que encontrou irregularidades em 259 obras públicas executadas em 2006, correspondentes a 90% do total,custeadas com recursos federais. Segundo o senador, em 89 delas - que deverão ser excluídas do Orçamento da União de 2007 - foram encontradas irregularidades graves que, se sanadas, representariam uma economia de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

- As conclusões sobre a malversação do dinheiro público são aterradoras - disse o senador, acrescentando que e preciso ainda esclarecer indícios de irregularidades em 141 obras, 55% do total.

Papaléo disse que esses números causam preocupação, mesmo que haja irregularidades apenas formais, o que indica, "no mínimo, desleixo com os recursos públicos", conforme afirmou.

O parlamentar considera a questão séria por não se restringir a um ou outro órgão, mas estender-se a diversos ministérios, autarquias e fundações públicas, um indicativo de que teria se alastrado por toda a administração federal.

Papaléo criticou a precariedade da "operação tapa-buracos" feita pelo governo em 2005, com material de pouca durabilidade, que já havia recebido severas críticas do TCU. Manifestou preocupação especial com as obras do aeroporto de Macapá que teriam, segundo ele, sofrido desvio de recursos da ordem de R$ 50 milhões, causando sérios prejuízos ao estado e à população.

Salientou também irregularidades no Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs); Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) e no Ministério da Integração Nacional, este último em 15 das 16 obras fiscalizadas.

07/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo chama atenção para problema da obesidade

Papaléo Paes chama atenção para o aumento da incidência de doenças sexualmente transmissíveis

Sadi Cassol chama atenção para importância das ouvidorias públicas

Jayme Campos diz que Congresso deve requisitar dados sobre obras executadas com recursos da União

Arthur Virgílio denuncia desvio de recursos públicos em obras no Amazonas

Escolas públicas recebem recursos para obras e material