Papaléo exalta o sentimento de fé que une os participantes do Círio



O senador Papaléo Paes (PSDB-PA), ao prestar sua homenagem à festa religiosa do Círio de Nazaré, que classificou como a "maior e mais impressionante manifestação do mundo cristão", ressaltou que a festa une os fiéis desde os seus preparativos, independentemente de suas diferenças sociais, culturais e políticas.

O senador registrou que a festa, cuja origem foi em Belém, capital do Pará, estendeu-se a toda região e a seu estado, o Amapá, onde ocorre desde 1934, "com a vigorosa influência da cultura paraense em termos religiosos e de fé", distinguindo-se da primeira apenas em termos quantitativos, proporcionais ao tamanho da população de cada uma das capitais.

- Por mais que se queira, édifícil traduzir o significado e a dimensão do Círio. Dizer que é a festa é a maior e mais impressionante do mundo cristão, ainda é pouco. Falar da gigantesca massa humana que se aglomera em torno da imagem da mãe do Deus feito homem ainda é insuficiente para traduzir o espírito que move esta expressão pura de fé, de esperança, de gratidão e de religiosidade - afirmou o parlamentar.

Papaléo relatou que, da mesma forma que em Belém, nos dias que antecedem ao Círio propriamente dito, a imagem da virgem é trasladada entre igrejas, por meio de carreatas e procissões. O objetivo, explicou, é agradecer as bênçãos alcançadas, buscar abrigo e proteção na virgem, além de "cristalizar o sentimento de fé profunda", com intensa programação religiosa composta de missas, terços, pregações litúrgicas e o arraial em honra a Nossa Senhora.

O senador salientou que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário também colaboram para a festa, juntamente com as associações profissionais, de moradores e de bairro para consolidar a tradição da festa religiosa. O senador cumprimentou o Senado pela iniciativa de homenagear o Círio de Nazaré, o que demonstra, segundo ele, uma prova de "sintonia fina com as legítimas manifestações culturais brasileiras.

Papaléo registrou que a TV Nazaré e suas 30 repetidoras estavam transmitindo, em rede com a TV Senado, a sessão em homenagem ao Círio de Nazaré para que a população da Região Norte possa acompanhar a homenagem.

11/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo Paes exalta sanção do Dia da Cidadania

O sentimento que domina é o da solidariedade, diz Saturnino

Senado homenageia Círio de Nazaré

Mário Couto: "Círio é uma explosão de fé"

Plenário homenageia Círio de Nazaré

Valmir destaca vinculação do Exército ao sentimento nacional