Papaléo homenageia os professores e médicos brasileiros
O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) cumprimentou em Plenário, nesta segunda-feira (16), os professores e médicos brasileiros pela passagem das datas comemorativas de ambas as profissões. O senador registrou que o Dia dos Professores foi comemorado no domingo (15) e que o Dia dos Médicos é nesta quarta-feira (18). Ele destacou a importância dos médicos e professores para o país.
Papaléo começou o pronunciamento congratulando todos os professores e professoras do Brasil que, em sua avaliação, são os trabalhadores que têm a maior responsabilidade "para a construção de uma sociedade justa e sem desigualdades". O senador frisou que há muito tempo a categoria não tem sua importância reconhecida pelos governantes do país.
Ao afirmar ser imprescindível para o Brasil um sistema educacional de boa qualidade, Papaléo criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por não priorizar a educação em seu governo. O senador disse serem necessários e urgentes investimentos maciços no setor.
Homenageando os médicos e médicas brasileiras, Papaléo aproveitou para elogiar outros profissionais da área de saúde, como os enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos, "desempenhando todos eles funções imprescindíveis para o nosso bem-estar físico e mental".
Papaléo criticou a má distribuição dos médicos pelo território nacional e destacou que vários estados (como Piauí, Pará e Maranhão) estão abaixo da proporção de médicos recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de pelo menos um para cada grupo de mil habitantes. Além da melhoria dos salários, o senador disse que os médicos dos hospitais públicos precisam de uma política de estímulo à sua fixação, principalmente no interior dos estados.
- É imprescindível uma remuneração digna e justa para os médicos empregados no serviço público, aqueles que atendem a população mais pobre nas condições mais precárias de trabalho - afirmou.
O senador aproveitou para pedir a criação de um curso de Medicina na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Ele explicou que o Amapá é o único estado do país que não conta com um curso para a formação de médicos. Os senadores Mão Santa (PMDB-PI) e Ideli Salvatti (PT-SC) fizeram apartes ao discurso de Papaléo.16/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Papaléo diz que médicos brasileiros são heróis
Papaléo diz que médicos brasileiros são heróis
Augusto Botelho homenageia médicos brasileiros
Serys Slhessarenko homenageia professores brasileiros
Serys Slhessarenko homenageia professores brasileiros
Antônio Carlos Valadares homenageia professores brasileiros