Papaléo Paes é eleito presidente da Subcomissão da Saúde



Fazer um diagnóstico da saúde pública no país e apresentar propostas capazes de melhorar a qualidade no atendimento para beneficiar o maior número de pessoas que dele necessitar deve ser a principal meta das atividades da Subcomissão Temporária da Saúde, conforme afirmou o senador Papaléo Paes (PTB-AP). Ele foi eleito nesta quarta-feira (2) para presidir o colegiado durante os próximos 180 dias. A subcomissão funcionará no âmbito da Comissão de Assuntos Sociais.

Com esse objetivo, Papaléo disse que a subcomissão deverá ouvir os diversos segmentos representativos da área biomédica (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentistas, fisioterapeutas, etc.), principalmente do setor público, onde se concentram as maiores dificuldades sociais - disse ele.

Escolhido para ser o relator da subcomissão, o senador Mão Santa (PMDB-PI) destacou a importância do novo colegiado, uma vez que o Senado não dispõe de uma comissão que trate exclusivamente das questões relacionadas à saúde.

Na condição de médico e de ex-governador do seu estado, Mão Santa defendeu a criação de uma nova política salarial para os médicos e enfermeiros. Segundo ele, os últimos governos reduziram de seis para três salários mínimos o piso salarial da categoria.

- Nós, aqui na subcomissão, temos de rever esse quadro, pois precisamos pagar aos médicos pelo menos o que recebe um juiz - propôs Mão Santa.

O senador Augusto Botelho (PDT-RR), eleito vice-presidente da subcomissão, propôs o presidente do Conselho Nacional de Odontologia seja convidado para discutir com os senadores a ampliação do atendimento odontológico no serviço público de saúde. Ele manifestou especial preocupação com a atual falta de opção dos mais pobres, que sempre acabam se submetendo à extração quando aparece um dente com problema de canal, porque o atendimento público hospitalar não inclui tratamento para esse caso.

Os senadores Juvêncio da Fonseca (PMDB-MS), Reginaldo Duarte (PSDB-CE) e Renildo Santana (PFL-SE) também destacaram a importância dos trabalhos da subcomissão e relataram experiências que tiveram em seus estados na área de saúde.



02/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho e Papaleo Paes são eleitos presidente e vice da Subcomissão da Saúde

Augusto Botelho e Papaléo Paes são eleitos para presidir subcomissão da saúde

Papaléo Paes: prioridade da população é a saúde

Papaléo Paes destaca artigo em defesa do presidente José Sarney

Papaléo Paes pede prioridade para saúde pública

Papaléo Paes critica redução de recursos para a saúde