Papaléo pede a aprovação de projetos que beneficiam economia do Amapá



O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) defendeu em Plenário, nesta segunda-feira (23), a aprovação pelo Senado de dois projetos de lei, de sua autoria, que concedem incentivos fiscais equivalentes aos vigentes na Zona Franca de Manaus aos municípios amapaenses de Santana e Macapá.

A primeira proposição (PLS 111/05) autoriza o Poder Executivo a criar, "para efeitos de articulação da ação administrativa da União e do estado do Amapá", a Região Integrada de Desenvolvimento de Macapá e Santana. Autoriza ainda o Executivo a instituir o programa especial de desenvolvimento dos dois municípios.

O programa deverá estabelecer as medidas necessárias para a unificação dos serviços públicos, especialmente os relacionados a tarifas, fretes e seguros; a linhas de crédito especiais para atividades prioritárias; e a isenções e incentivos fiscais, em caráter temporário, de fomento a atividades produtivas em programas de geração de empregos e fixação de mão de obra.

A instituição dessa região integrada de desenvolvimento, argumentou o senador, certamente contribuirá para a solução dos graves problemas que afligem Macapá e Santana, tornando mais articulada a execução de programas e projetos, a partir da visão mais abrangente das dificuldades e das potencialidades da região.

Papaléo, lembrou que seu projeto já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e tramita agora na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

O outro projeto de Papaléo (PLS 348/05) estende à Área de Livre Comércio de Macapá-Santana os mesmos incentivos hoje vigentes no Pólo Industrial de Manaus para a industrialização de bens de informática e de automação.

Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR) manifestou seu apoio ao pronunciamento de Papaléo.



23/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo pede à Câmara dos Deputados aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Papaléo pede aprovação de projeto que estende benefícios fiscais ao Amapá

Paim pede a aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Valadares pede aprovação de projetos que beneficiam trabalhadores

Mão Santa pede aprovação de projetos que beneficiam aposentados

Maldaner pede aprovação de projetos que beneficiam crianças e adolescentes