Papel da educação na busca pela paz é tema de fórum mundial



Começou oficialmente nesta sexta-feira (10), o Fórum Mundial de Educação Temático (FMEt). O evento, que acontece em Santiago de Compostela, na Espanha, tem como lema “Educação, pesquisa e cultura da paz”. Palestras, conferências e oficinas autogestionadas promovidas por organizações e movimentos sociais de todo o mundo integram a programação do evento, vai até a próxima segunda-feira (13).

O representante do Ministério da Educação do Brasil no fórum, Alexandre Vidor, destacou o papel da rede federal brasileira de educação profissional na construção de uma cultura da paz. “A revolução que está em curso no Brasil nessa área dá o protagonismo ao indivíduo. Devemos, sempre, reafirmar que a formação cidadã deve preceder a capacitação para o mercado de trabalho”, disse. 

O Fórum Mundial de Educação (FME) foi realizado pela primeira vez em 2001, em Porto Alegre. O encontro reúne pessoas e organizações de todos os continentes, atraídos pela ideia de articulação, intercâmbio e democratização de saberes e experiências. O objetivo é construir espaços para a criação coletiva de uma plataforma internacional em defesa dos eixos centrais da educação: pública, gratuita, laica, obrigatória, de qualidade e que promova uma cultura de paz. Em 2011, o FME vai ocorrer em Dacar, no Senegal, juntamente com o Fórum Social Mundial. 


Fonte:
Ministério da Educação



10/12/2010 18:51


Artigos Relacionados


Coordenador do Fórum Mundial da Água destaca papel de parlamentares no evento

Freire quer paz como tema do Fórum Mundial

Segurança alimentar em Agricultura familiar é tema de Fórum Mundial

Panorama mundial do trigo será tema principal de fórum no RS

Redução da idade penal é tema do Fórum Mundial de Direitos Humanos

Fórum Mundial de Direitos Humanos e Participação Popular é tema de audiência na CDH