Para Agaciel Maia, Senado será modelo em treinamento profissional de servidores e cidadãos



Servidores do Banco Central começam, nos próximos dias, a estudar políticas públicas e processo legislativo no Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), numa fase embrionária do projeto Unilegis (Universidade do Legislativo), que será inaugurado ainda este mês pelo presidente do Senado, Ramez Tebet.

Na opinião do diretor-geral da Casa, Agaciel da Silva Maia, trata-se de uma das idéias mais caras a um Parlamento preocupado com a melhoria do serviço público, a formação do cidadão e o futuro do país. Com esse programa, ele diz que o Senado está se transformando num modelo em treinamento profissional para o poder público e para o cidadão brasileiro em geral.

O diretor informou que, além do BC, já manifestaram interesse nesses cursos a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Caixa Econômica Federal (CEF), a Câmara dos Deputados e a Secretaria de Educação do governo do Distrito Federal. Todos conscientes do enorme potencial que tem o Senado para ensinar processo legislativo e conscientizar o povo sobre o valor das instituições.

- É o Senado participando da melhoria da qualidade profissional do serviço público e dos cidadãos. É o Senado não só fazendo leis, mas ensinando a importância de legislar. Com isso, o Senado passa a ser referencial na formação da cidadania, formando brasileiros conscientes da função de legislar.

Agaciel Maia informou que a Unilegis treinará em políticas públicas, processo legislativo, elaboração de prestação de contas, obtenção de recursos federais sem intermediação de terceiros, normas e técnicas de procedimentos licitatórios, fiscalização da execução orçamentária e financeira dos orçamentos públicos, elaboração de proposta orçamentária e outras matérias do universo de conhecimentos necessários à administração de recursos públicos.

Na opinião do diretor-geral, este pode ser o primeiro Senado no mundo a ter uma universidade cooperativa, destinada a ampliar o conhecimento que o povo tem do Parlamento e a tornar popular a técnica de legislar. Em sua opinião, oferecendo treinamento em políticas públicas e processo legislativo, o Senado acrescenta ao papel soberano que exerce na vida nacional o de formador de cidadãos conscientes, procedimento essencial para que o país seja melhor e mais justo no futuro.




01/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery pede afastamento de Agaciel Maia da direção do Senado para investigações

Agaciel Maia retoma atividades no Senado

Modernização do Senado dá prêmio a Agaciel Maia

Mozarildo elogia artigo de Agaciel Maia sobre o Senado

AGACIEL MAIA DESTACA CRESCIMENTO DA INTERAÇÃO ENTRE O SENADO E A SOCIEDADE

Cabral elogia artigo publicado por Agaciel Maia sobre Senado