José Nery pede afastamento de Agaciel Maia da direção do Senado para investigações



O senador José Nery (PSOL-PA), em discurso nesta segunda-feira (2), defendeu o afastamento temporário do diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, para investigar a veracidade das denúncias divulgadas pela imprensa de que seria proprietário de uma casa no Lago Sul, em Brasília, sem nunca a ter declarado à Receita Federal.

- As novas denúncias não podem passar em brancas nuvens como, de regra, têm sido as apresentadas em outros momentos no Senado. Não se pode admitir que as denúncias sejam colocadas para baixo do tapete sem a devida apuração - afirmou Nery.

O parlamentar informou que, nos próximos dias, uma comissão de senadores procurará o presidente do Senado, José Sarney, e a Mesa do Senado exigindo o afastamento do diretor-geral e a investigação dos fatos denunciados. Se a denúncia for procedente, avaliou o senador, o funcionário "deve ser punido", e caso contrário, "deve haver a reabilitação".

- Mas não pode o Senado fazer de conta que a questão não existe e não a tratar com a urgência e a transparência que a sociedade exige - declarou.

Guiné-Bissau

José Nery também comentou o assassinato do presidente de Guiné-Bissau, João Bernardo Vieira. Ele e uma comitiva formada pelos senadores João Pedro (PT-AM), Marconi Perillo (PSDB-GO) e o então presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Heráclito Fortes (DEM-PI), visitaram vários países africanos em 2007 e, na ocasião, relatou-se o clima de instabilidade política que o país vivia desde a independência, na década de 70 do século passado.

- Gostaria de prestar nosso pesar ao povo de Guiné-Bissau e ao Parlamento, que neste momento tem a tarefa de conduzir os assuntos do país definindo a governabilidade, as medidas e ações que devem ser tomadas - afirmou.



02/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney aceita afastamento definitivo de Agaciel Maia

Líder do PSDB pede afastamento de Agaciel da Diretoria-Geral do Senado

Agaciel pede afastamento por 90 dias

Agaciel pede afastamento por 90 dias

Para Agaciel Maia, Senado será modelo em treinamento profissional de servidores e cidadãos

Demóstenes Torres pede a abertura de inquérito pela PF contra Agaciel Maia