Pará e Roraima recebem mutirão para emissão de documentos



Municípios dos estados do Pará e de Roraima recebem, até o dia 27 deste mês, o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (PNDTR/MDA).

O programa tem como objetivo a emissão gratuita de documentos civis e jurídicos para mulheres de assentamentos da reforma agrária e agricultoras familiares. No entanto, homens e crianças também podem ser atendidos.

No estado de Roraima, os mutirões vão atender os municípios de Caroebe, São João da Baliza e Vila Moderna, até o dia 22. A partir do dia 24, os municípios de Curuçá e São João da Ponta, no Pará, recebem a ação, que vai atender as comunidades de Vila Nova, Ilha de Fora Mutucal e Abade.

A delegada federal do MDA em Roraima, Célia Regina de Souza, ressalta que os mutirões funcionam como uma ferramenta para garantir a cidadania. “Os mutirões são muito importantes para a trabalhadora rural, já que facilitam o acesso à documentação básica e, a partir disso, facilitam, também, o acesso a políticas públicas”, afirma.

Em toda a Região Norte, que é a segunda com a maior demanda do programa, foram emitidos mais 550 mil documentos. Foram feitos mais de 1.126 mutirões, distribuídos em 787 municípios.

Fotografia

Nos mutirões serão emitidos CPF, RG, Certidões de Nascimento e Casamento, e Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani). Também serão disponibilizados serviços de fotografia, cópia e plastificação de documentos. A expectativa é que, diariamente, 150 mulheres sejam atendidas.

De acordo com a coordenadora do programa do MDA, Layla Torres, o documento mais emitido durante os mutirões é a carteira de identidade. “A carteira de identidade é o documento de maior peso, até simbolicamente, pois identifica a cidadã. Logo depois vem a carteira de trabalho, que possibilita a essas mulheres serem regularizadas, caso tenham alguma atividade remunerada”, explica a coordenadora.

Roraima

Caroebe

Data: 20/11

Local: Escola Estadual D. Pedro I

São João da Baliza

Data: 21/11

Local: Escola Estadual Darcy Pedrosa da Silva

Vila Moderna

Data: 22/11

Local: Escola Estadual Darcy Ribeiro

Pará

Curuçá

Ilha de Fora Mutucal

Data: 24/11

Local: Sede do São Pedro (Sede do Santo Padroeiro)

Abade

Data: 25/11

Local: Sede Comunitária

São João da Ponta

Comunidades de Vila Nova

Data: 26/11

Local: Centro de Saúde de São João da Ponta

Data: 27/11

Local: Escola Municipal Felicianos Rodrigues

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário 



20/11/2013 18:11


Artigos Relacionados


Nordeste recebe mutirão para emissão de documentos

Municípios do Nordeste recebem mutirão de documentos

Quilombolas recebem mutirão que emite documentos

MDA realiza mutirões para emissão de documentos

Mutirão para emissão de documentação básica para indígenas será realizado em Manaus

Aprovada emissão gratuita de escritura e documentos notariais para pessoas pobres